Umbigo: o segredo da sujeira finalmente é revelado
Após três anos de pesquisas, cientistas austríacos descobriram uma espécie de pêlo que atrai fiapos de algodão para o umbigo. O químico Georg Steinhauser, que realizou o estudo, fez a descoberta depois de analisar cuidadosamente 503 fiapos que retirou do próprio umbigo.
De onde vem a sujeira do umbigo?
Análises químicas mostraram que os fiapos do seu umbigo não são apenas feitos de tecido. Em sua composição encontram-se fragmentos de pele morta, gordura, suor e poeira.
A pesquisa do Dr. Steinhauser mostrou, também, que alguns pedaços da “flunfa” (como alguns chamam a sujeira) são, originalmente, formados no cabelo e, durante o dia, eles descem pelo corpo e vão parar no umbigo.
Os pêlos que as pessoas tem espelhados pelo corpo e, principalmente, ao redor do umbigo, possuem escamas que, para o químico, funcionam como pequenos ganchos. Esses ganchos aumentam o atrito entre o tecido das roupas e o corpo, fazendo com que fiapos se soltem e vão parar no umbigo no fim do dia.
Steinhauser também pesquisou a sujeira umbilical de seus amigos e da sua família. Depois disso concluiu que, se o pêlo ao redor do umbigo for retirado, o resultado é um umbigo livre de fiapos – mas só até o pêlo crescer novamente.
Outra sugestão para manter seu umbigo livre de fiapos é usar apenas roupas velhas – já que, por estarem mais gastas, elas tendem a soltar menos fiapos. De acordo com a pesquisa, um milésimo do peso de uma blusa nova pode parar em seu umbigo no período de um ano.
Há, também, a idéia de usar um piercing no local, afinal ele impediria a entrada dos fiapos antes que eles se alojem no fundo de seu umbigo.
Steinhauser, cujo outro projeto é o estudo da erosão em sua aliança de casamento, declara que a verdadeira natureza da sujeira do umbigo é um assunto mais preocupante do que pode parecer.
“Espero poder passar informação para aqueles médicos que são contemplados com perguntas como: ‘porque alguns umbigos coletam mais fiapos do que outros?’” explica o austríaco.
Um estudo anterior, que contou com as “amostras” de 5 mil voluntários, mostrou que os “hospedeiros normais” dos fiapos de umbigo são homens de meia idade, com excesso de peso e com a barriga peluda.
Outro pesquisador, Karl Kruszelnicki descobriu até mesmo o motivo da cor, normalmente azulada, dos fiapos. “Usamos mais calças azuis e cinzas. Jeans, na maioria das vezes. E, como o atrito entre o tecido e nossos corpos é normal, alguns fiapos acabam em nossos umbigo.
No entanto, há o curioso caso de Graham Baker. O médico australiano descobriu que a sujeira de seu umbigo é vermelha – no entanto, ele dificilmente usa roupas dessa cor. Curioso, Baker coleta suas amostras e as guarda em potes desde 1984. O costume lhe rendeu um lugar no Guiness: a maior coleção de “flunfa” do mundo. [Telegraph]
26 comentários
O assunto me desperta a curiosidade. Venho estudando os relatos de diversas pessoas e fazendo anotações e sugerindo medidas para tentar responder definitivamente quais as causas.
As conclusões apontadas nesta matéria não explicam o fato.
Depois de ter sugerido que usassem roupas brancas para testes, todas as pessoas que me auxiliam, continuaram a relatar o surgimento de material de cor mesclada entre azul, cinza e vermelho.
As causas podem não ter nenhum significado importante mas…… ,
Idiomas Luxemburgo,transformando verdadeiros poliglotas em trogloditas….
gostei d saber , eu havia ouvido falar da flunfa e como eu tinha uma barriga peluda e um bigo fundo o dito vivia sujinho depois q dei uma atencao aos pelos o problem acabou. fica a dica!
Dicionário Aurélio e Evanildo Bechara agradecem os comentários!
bingo ! qdo a gente sabe o nome , p/o resto googleia!
Eu nao acho serto gastar dinheiro com coisas sem tanta importancia, mas vejamos o lado bom vcs nao entraram nesse site atoa, ficaram curiosos com algo e querendo ou nao provavelment respondeu auguma duvida intao acho q é iguinorancia d quem fala mal pq se o cite nao tivece publicado, nem materia pra comentar vcs teriam mesmo q seja mal. idaí q o cara quis colecionar flunfas? pelomenos ele fez alguma coisa ao invez de falar mal do feito dos outros!
[…] o cientista Georg Steinhauser, que estudou a sujeira que se acumula no umbigo. Descobriu coisas engraçadas: os fiapos do umbigo […]
Eu sofro com isso… Me sinto triste as vezes, quando o meu umbigo poderia ser meu melhor amigo… Bullying, eu sofro. Na minha escola até os professores pegam em meu umbigo, e eu sinto uma sensação muito agoniante que passa por dentro e me calafria inteiro… É difícil, mas um dia eu espero que estudiosos consigam a cura para isso. Enquanto isso eu fico em uma tortura diaria. Precisava desabafar com vocês. Obrigado por me escutar!
Muito interessante, como as demais postagens, parabéns.
Eu achei sem brincadeira muito interessante nunca intendi como esse troço se criava e porque nessa cor pode ser uma coisa sem importância mas a maioria das grandes descobertas começaram de pesquisas que pareciam absurdas . claro que acho que nada mas esplendido vai sair dessa pesquisa mas matou minha curiosidade. e é pra isso que cientistas existem gastar nosso dinheiro para que possamos achar que sabemos alguma coisa e parecer mais inteligente perto de pessoas que sabem menos ainda .
Ha uma deusa na india q é adorada por seus seguidores q passou a existir quando um deus brama foi tomar banho pela primeira vez já bem velhinho . ele raspou toda a sujeira do corpo com um cavaco d pedra e fez um monte de gafeira , aí então dessa coisa nojenta fez a tal santa q uma vez no ano seus adpetos a leva num andor ate o rio ganges e a molha nas aguas pra relembrar sua criação da caca d tal bramane.Q tal esse pesquizador d umbigo fazer tbm um santo de suas sujeiras d umbigo e adora-la como os indianos.
a imagem postada acima dos comentários da mulher de biquine é linda!a unica coisa que estraga é o umbigo para fora!!!!!!!!!!!
se tem o umbigo mais bonito do mundo.[pra dentro]aproveite quando estiver mastigando um chclete trident por exemplo e guarde o papel no seu umbigo até achar uma lixeira mais proxima
como é ter o umbigo pra fora?eu queria ter!
meu umbigo é extremamente fundo e o da minha prima é muito estufado!tadinha!ela morre de enveja porque quando ela vai na praia todos falam que o umbigo dela é pra fora,enquanto o meu é pra dentro e é fundissimo.mas a unica desvantagem de ter o umbigo muito fundo é que não dá pra limpar nem com cotonete.quando eu medi a profundidade deu 3cm deprofundidade.tambem eu sou gordão e ela é magrela!
adorei essaa pesquisa agora posso economizar minhas roupas novas. fora que ela contribuiu para a evoluçao da humanidade e comooooooooooooo.
Gente concordo que é uma perda de tempo e dinheiro essa pesquisa. em quanto existem tantas coisas mais produtivas para se pesquisar… maaaas deixa o cara ser feliz powww! esse é jeito que ele encontrou para aparecer. grrrrrrr
Acho que ele achou que fosse o buraco negro de um carrapato…
e pensou que ali ´pudessem ter níveis elevado de radiação e talz e mais ainda, talvez pudessem tem indícios de vida extraterrestre ou melhor de mutações genéticas já q é por ali que nós somos separados no nascimento….
rsrsrs pirei legal agora…
beijos
Santa Falta do que fazer!
Eu acho que ele pensou assim:
“é tou aqui tomando uma cervejinha, nada demais pra fazer… Oh! meu umbigo, que interessando, como ele é fundo, o que será que tem nele? vou analisar!”
Eu achei muito interessante essa matéria, como todas da HYPESCIENCE e é exatamente por isso que sempre envio e-mails a amigos e colegas para que leiam os artigos, alguns até retornam com agradecimentos…
ABRAÇOS…
Que nojo.
Só entrei porque achei que tinha mulher pelada.
3 anos pesquisando, 503 pessoas pesquisadas, e com certeza umas dezenas de milhares de dolares, essa informação não mudou em nada minha vida…
Que nojo!
ô Georg vai tomar uma cerveja vai…
Limpa e pronto, pra que pesquisa?
O que leva uma pessoa a colecionar flunfa? isso sim daria uma boa pesquisa
Vou começar agora minha coleção de cera de ouvido, também quero entrar no guiness!
coloque o dedo em seu umbigo e cheire. Agora responda: que cheiro que tem!
Prêmio IgNobel na certa!