Os segredos da atração entre os sexos

Por , em 27.04.2008

Os cientistas já estudaram muito as causas que fazem com que escolhamos nossos parceiros. Mas depois de todo este trabalho as regras da atração entre os humanos ainda não foram entendidas com clareza.

Mas uma curta lista de regras científicas para o jogo do amor está emergindo. Algumas são claras como ver os olhos delineados de uma supermodelo e outras trabalham em níveis subconscientes, nos motivando a agir por razões evolucionárias que estão fechadas dentro das nuvens da paixão.

No final das contas, o amor duradouro depende tanto em comportamento quando em biologia.

Simetria é igual a sexo

Mutações genéticas que ocorrem desde a vida intra-uterina e pressões ambientais evitam a simetria humana perfeita e isso resulta em implicações para o resto da vida.

Boa simetria mostra que um indivíduo possui características genéticas para sobreviver ao desenvolvimento, que é saudável e uma fértil escolha para reprodução.

O biólogo evolucionário Randy Thirnhill, da Universidade do Novo México (EUA), vem estudando a simetria humana por quinze anos e digitalizou rostos e corpos em computadores para determinar suas taxas de simetria.

Tanto homens quanto a mulheres acharam mais atraentes e mais saudáveis as pessoas do sexo oposto com as maiores taxas de simetria do que os demais. A diferença entre estes pode ser de apenas poucos pontos percentuais. Sutilmente percebível, mas não necessariamente notável em suas aparências.

Ao questionar os participantes do estudo, Randy descobriu que homens com maiores graus de simetria sentem mais prazer com as parceiras sexuais do que homens com menor simetria.

Estes quadris

As formas do corpo obviamente também são importantes e os cientistas têm alguns números para provar. A psicóloga Devendra Singh da Universidade do Texas (EUA) estudou a proporção entre a cintura e o quadril das pessoas (waist-to-hip ratio em inglês ou WHR)

Mulheres com WHR de 0,7, indicando cintura significativamente mais estreita que os quadris (30%), são mais desejáveis para os homens.

E a análise destas figuras de ampulheta das modelos da Playboy e concorrentes do Miss America mostraram que a maioria destas mulheres possuam WHR de 0,7 ou menor.

Em geral uma proporção entre 0,67 até 1,18 nas mulheres é atrativa para os homens, concluiu Devendra em um estudo realizado em 2004, enquanto para o corpo masculino a proporção de 0,8 até 1,0 WHR é atrativa para as mulheres. No entanto ter ombros largos é também muito atraente aos olhos elas.

O que exatamente está codificado na proporção dos quadris? A grande e gorda pista sobre se a pessoa terá energia suficiente para ter filhos.

A gordura é depositada no corpo em determinação aos hormônios sexuais; testosterona para o homem e estrogênio para a mulher. Se uma mulher produz a quantidade apropriada de estrogênio, então seu WHR cairá naturalmente na faixa desejada. O mesmo vale para a testosterona masculina.

Portanto as pessoas parecem estar programadas evolutivamente para enxergar a beleza em um corpo saudável e fértil.

Pessoas com a proporção ideal entre quadril e cintura, não importando o peso (Marilyn Monroe era “cheinha”, mas tinha a proporção 0,7 WHR), são menos susceptíveis a doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, mostraram os estudos. As mulheres nessa faixa também possuem menos dificuldade para engravidar.

“A idéia é que a beleza transporta informações sobre a saúde e fertilidade e nós admiramos isso”, disse Devendra. Continue lendo…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 4,38 de 5)

24 comentários

  • Fragrâncias do Kama Sutra | Segredos De Beleza, Saude e Bem Estar:

    […] O segredo da atração e sedução está no uso de bom perfume. Marcas famosas internacionais são comumente reconhecidas e apreciadas por todos nós! […]

  • bala:

    não é nescessário tantos anos de estudo,basta entender que fundamentalmente,somos animais,e na seleção natural,o que conta em preimeiro lugar realmente é a estética.As femeas buscam sempre os mais fortes,etc.Porem como animais racionais,tambem levamos em conta,outros fatores de igual ou maior importancia,como simpatia,inteligencia,formação cultural,formação moral,respeito,alegria ou tristeza,claro que cada um no seu nivel.Assim uma mulher pode não ter aquela tal simetria,porem chamar mais atenção,por outras razões,até mesmo ser mais sensuais.Exemplo…duas mulheres andando,uma linda simétrica,outra o oposto,porem a simétrica,caminha parecendo um poste de cara amarrada,outra desfila insinuante,charmosa,com rosto sereno…..olharemos para a oposta,claro..guardada as devidas prorpoções,lógico.abraços a todos.

  • Pessoas aventureiras são ‘mais primitivas’:

    […] “Em humanos o aumento na procura de coisas novas pode estar ligado à jogatina e dependência de drogas, ambos os quais são mediados pelo mal funcionamento na liberação da dopamina”, disse Nathaniel Daw, da Universidade de New York, que também colaborou no estudo. Os segredos da atração entre os sexos […]

  • Everton:

    Velho…… eu acho q tenho uma simetria legal então.. ultimamente ando vendo umas mulheres me olhando por ai.. =p hehehe

  • Sarah:

    aah, eu gostei da matéria, muito interessante e faz sentido. . . .

  • como conquistar uma mulher:

    Só uma coisa… não compre perfumes de feromonios nem receitas milagrosas pois não funcionam.

  • Alexander:

    Eu ví recentemente um documentário muito bom da discovery chama-se a ciência do Sex appeal e recomendo muito para quem quiser saber mais sobre o assunto.

  • Jennifer:

    Gente vou falar a verdade eu até que gostei da matéria um tanto interessante mais essas discurções sobre português, sobre um falando do comentário do outro eu achei um máximo.Valeu foi um máximoooooo ler esses comentários

  • Jussara:

    Interessante a reportagem, porém não devemos esquecer do item sociedade , mídia, cultura na formação de um biotipo ideal no imaginário tanto do homem quanto da mulher. Bjs.

  • HAMILTON:

    …”DENTRO DO POÇO DA CONSCIENCIA ESTA O SEGREDO DO UNIVERSO”! ATRAÇAO E O QUE HA, SOU DOS QUE CURTEM UM AMOR PLATONICO, QUERENDO OU NAO SOU, E ISSO ME AJUDA A ENTENDER TAO COMPLEXO SER: MULHER.

  • Pessoas bonitas tem voz mais sexy | HypeScience:

    […] Os participantes do estudo mostraram as mesmas preferências sobre as características das vozes que eram mais atraentes. Mas quando Susan usou um espectrograma para analisar estas vozes de acordo com propriedades acústicas diferentes como altura, intensidade, nervosismo ou tremor ela não conseguiu encontrar uma característica comum que as tornasse atraentes. » Os segredos da atração entre os sexos […]

  • Fabio Garcia Rojas:

    Isso é realmente interessante , mas aborda só um lado da questão, o que leva a mulher gostar de mulher ou homem de homem?
    Qual o papel da genética em função do sentido comportamental do ser humano?
    Não analisamos as pessoas por uma estética, ou somente por odores.Creio que algo está embutido dentro de nós, nosso comportamento, tem sim uma base genética, mas é claro não determinista mas propenso a ter um resultado doravante desse processo genético.

  • Iris:

    Hahaha, eu acho interessante vcs corrigirem a matéria e tirarem dúvidas, mas pra vc corrigir uma coisa tem q ter certeza de q ela está errada…
    E quanto a matéria eu gostei muito, agora eu sei porq me acham bonita! huahuahua
    é brincadeira viu
    Bjos!

  • Thiago Zoroastro:

    Esta matéria me ajuda a entender o sentido das Coisas.

  • ReY:

    Bem…

    Materia boa!

    =]

  • Ferris:

    só pra num ficar fora da discussão: “A psicóloca Devendra(…)”
    uaheuha só zuando
    porra de ficar corrigindo erros de português, esse código secreto, o importante é o conteúdo né galera

  • Marcelão:

    Ô pessoal, vamo pará de querer corrigir a matéria aí uai…!!
    Se leu.. entendeu… é isso aí..
    Não teêm o que fazer não::::::::: (vão trabaiá)..
    Façam igual a mim… sou bom no ingrêis.. mais nu portugueis eu çou féra.

  • admin:

    Lembre-se, Danni, como o artigo diz não é cintura fina, mas a proporção da cintura com o quadril que vale. Até mesmo mulheres mais cheinhas podem ter um formato “violão” e é isso que vale.

  • danni:

    gostei da materia =)
    pena q eu n tenha cintura fina.. hahaha

  • eglitz:

    A minha observação não foi no sentido de que a conjugação do verbo estava errada e, sim que soou um tanto estranha, pois, não é de uso freqüente.Mas valeu a observação.
    Abraços.

  • admin:

    ferornômios” ou “feronômios“, como você escreveu, não existem. Ambos.
    Ferormônio, como o artigo diz, no entanto:
    n substantivo masculino
    Rubrica: biologia.
    m.q. feromônio
    Dicionário Houaiss da Língua portuguesa

  • cas alen:

    Já que estão falando de erros gráficos, vou apontar que ferornômios (2 últimos parágrafos) simplesmente não existem, o correto é feronômios.

    That’s all folks!

    ah, parabéns pelo blog, assino o rss e leio frequentemente.

  • admin:

    Escolhamos: 1ª pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo escolher. Para esclarecer.

  • eglitz:

    Pesquisa interessante…Mas o “ESCOLHAMOS” é que ficou meio esquisito…

Deixe seu comentário!