Ícone do site HypeScience

Segundo pesquisa, pessoas suspeitam mais de estrangeiros com sotaque

Especialistas em comunicação afirmam que ouvintes estão menos dispostos a acreditar em alguém com um sotaque não nativo e seu preconceito aumenta quanto mais acentuada fica esta diferença.

As implicações do resultado desta pesquisa podem ser amplas com o movimento de milhões de pessoas em todo o mundo se comunicando diariamente em uma língua diferente da sua língua materna.

Um psicólogo social descreveu como “inevitável” o fator sotaque entre os que as pessoas usam para julgar uns aos outros durante a comunicação. Segundo ele, as pessoas vão suspeitar do que não conhecem. Quando você tem dificuldade em compreender, cria uma incerteza na mente, e essa incerteza leva à falta de confiança.

Outro pesquisador diz que o sotaque pode reduzir a credibilidade dos candidatos não nativos em uma entrevista de emprego, a credibilidade de testemunhas, de jornalistas ou pessoas que trabalham em centros de atendimento (call centers).

A pesquisa pediu a participantes americanos que avaliassem a veracidade de declarações triviais de falantes nativos ou não nativos do inglês, tais como: “Uma girafa pode ficar sem água por mais tempo do que um camelo”.

Mesmo que os participantes americanos soubessem que os oradores estavam recitando as frases a partir de um script estabelecido, eram menos propensos a acreditar no que foi dito por aqueles que falavam com um sotaque estrangeiro.

Um professor de psicologia sugeriu que o sotaque torna mais difícil para as pessoas entenderem o que o falante não nativo está dizendo. Eles então relacionam, erroneamente, a dificuldade de compreensão da fala à veracidade das declarações. [Telegraph]

Sair da versão mobile