Sem desperdício: cientistas geram eletricidade a partir de calor

Por , em 28.06.2011

Hoje, cerca de metade da energia produzida por carros, fábricas e usinas é liberada na forma de calor, que escapa para a atmosfera. A partir de um dispositivo desenvolvido por engenheiros da Universidade de Oregon, EUA, esse calor residual poderá ser aproveitado para outros fins, como para a produção de energia em escapamentos de carros.

Esse foi um grande passo para a resolução de um dos resíduos mais comuns na atmosfera, ainda mais pela sua utilização para a geração de energia. A máquina desenvolvida pelos engenheiros pode ser conectada ao escapamento dos automóveis, geradores e até em fábricas.

Atualmente, mais da metade do calor gerado pelas atividades industriais é desperdiçada. Nos automóveis, apenas de 25% a 40% da energia produzida nos motores é utilizada. O dispositivo de aproveitamento deste calor está sendo aperfeiçoado e está deixando os pesquisadores confiantes por sua efetividade.

Essa tecnologia será muito útil se houver necessidade de um sistema de refrigeração em um local em que o calor está sendo desperdiçado. Cientistas alemães já desenvolveram um sistema que é capaz de gerar energia a partir do calor residual o transformando em eletricidade.

Outra pesquisa também já trabalhou com um sistema que capta água dos motores movidos a diesel fornecendo água potável – o que seria de grande serventia para soldados em campos de batalha. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • raptor:

    Interessante, mas assim como muitas novas tecnologias de recuperação, reaproveitamento ou aumento de eficiência, não vai para os mercado.
    Desde que tenho internet e acesso a esses tipos de artigos ( mais de 10 anos) vejo inúmeras tecnologias promissoras e economicamente viáveis surgirem e evaporarem e a mer*a continua a mesma.

  • Ze Pequeno:

    D+ ;Adorei a ideia

  • Brazuka:

    Dispositivo interessante! aliada aos meios de produção de energia como as usinas nucleares ajudaria a diminuir o impacto ambiental causado pela temperatura dos reatores, alterando os métodos de resfriamento! Mas realmente faltou informações na matéria, como ele funciona por exemplo.

  • Carlos Veiga:

    Com tanto segredo vamos continuar a deixar ESCAPAR muita energia.
    Pensava que só o planeta estava doente mas a tal de U Oregon EUA nao deixa escapar o remédio para tantos males!!!??? Será? A TERRA precisa urgentemente de cuidados intensivos. Andem rapido…

  • Raton:

    Que pobreza de informação nessa matéria. Não diz absolutamente nada.

  • Alen:

    Ótimo, tecnologias do mundo moderno, e que ajudaram o meio ambiente.
    Parabéns!
    (Os colegas ai abaixo estavam querendo um manual para instalarem em seus carros – passo a passo) -*risos*-

  • Lelo:

    Concordo com o Zé.
    Falam que criaram o dispositivo, mas não fala absolutamente nada sobre ele, como funciona, do que é feito, custo, beneficio, quem , quando, onde.

  • hanna:

    Muito intereçante!

Deixe seu comentário!