Hoje, cerca de metade da energia produzida por carros, fábricas e usinas é liberada na forma de calor, que escapa para a atmosfera. A partir de um dispositivo desenvolvido por engenheiros da Universidade de Oregon, EUA, esse calor residual poderá ser aproveitado para outros fins, como para a produção de energia em escapamentos de carros.
Esse foi um grande passo para a resolução de um dos resíduos mais comuns na atmosfera, ainda mais pela sua utilização para a geração de energia. A máquina desenvolvida pelos engenheiros pode ser conectada ao escapamento dos automóveis, geradores e até em fábricas.
Atualmente, mais da metade do calor gerado pelas atividades industriais é desperdiçada. Nos automóveis, apenas de 25% a 40% da energia produzida nos motores é utilizada. O dispositivo de aproveitamento deste calor está sendo aperfeiçoado e está deixando os pesquisadores confiantes por sua efetividade.
Essa tecnologia será muito útil se houver necessidade de um sistema de refrigeração em um local em que o calor está sendo desperdiçado. Cientistas alemães já desenvolveram um sistema que é capaz de gerar energia a partir do calor residual o transformando em eletricidade.
Outra pesquisa também já trabalhou com um sistema que capta água dos motores movidos a diesel fornecendo água potável – o que seria de grande serventia para soldados em campos de batalha. [DailyTech]