Ícone do site HypeScience

Será que uma maçã realmente caiu na cabeça de Isaac Newton?

Quantas vezes você ouviu que uma das maiores descobertas da física nasceu de uma maçã caindo na cabeça de Issac Newton? É o tipo de história repetida em salas de aula que tem tudo para parecer invenção, mas talvez não seja. Pelo menos é o que consta na biografia do próprio Newton.

Durante uma entrevista com o seu biógrafo, ele disse que ver uma maçã cair de uma árvore foi a primeira coisa que o fez pensar sobre a gravidade. Na verdade, ele contou a história para quem quisesse ouvir. Há registros de muitas dessas narrativas, incluindo uma que se refere a data da queda dessa maçã miraculosa.

Aconteceu em 1666, quando Newton sentou no jardim da sua mãe para pensar na vida e se perguntou se a mesma força que fez uma maçã cair da árvore também seria aplicada à lua, e a tudo que está no céu. Ele decidiu investigar se alguma força única poderia explicar todo o seu movimento.

Não há registros históricos que mencionam isso, até porque Newton provavelmente não iria confessar se isso aconteceu de fato. Mas a história básica? Isso é verdade. [io9]

Sair da versão mobile