Ícone do site HypeScience

Sete pássaros brasileiros entram na lista dos ameaçados de extinção nos EUA

Sete aves nativas da floresta Atlântica do Brasil foram listadas como ameaçadas de extinção no âmbito da Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA. Algumas das aves listadas incluem o formigueiro-de-cabeça-negra (Formicivora erythronotos), o saíra apunhalada (Nemosia rourei), o olho-de-fogo-rendado (Pyriglena atra, também conhecido como papa-taoca-da-bahia – foto) e o jacu-de-estalo (Neomorphus geoffroyi).

As aves não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, e estão ameaçadas principalmente pelo desenvolvimento e desmatamento de seu habitat. A Mata Atlântica é uma das florestas mais diversificadas do mundo, que já foi o dobro do tamanho do Texas, embora hoje apenas cerca de 7% de sua área original permaneça. O presidente Lula já aprovou a criação de dois parques nacionais na floresta.

As espécies de aves em extinção estão protegidas sob as leis brasileiras, mas, de acordo com o jornal New York Times, o Serviço Federal de Vida Selvagem dos EUA considera essas proteções insuficientes. A filial estrangeira do serviço disponibilizou dinheiro para proteger as espécies em países ao redor de todo o mundo, e isso deve facilitar a prestação de dinheiro federal para os esforços de conservação para proteger essas aves. [OurAmazingPlanet]

Sair da versão mobile