Sexo sem compromisso é estudado pela ciência

Por , em 5.08.2010

Quando falamos de relacionamento, os famosos encontros sexuais sem compromisso não são muito respeitados, mas pelo menos agora eles estão sendo pesquisados. Um novo estudo descobriu que relações baseadas somente no sexo – quando duas pessoas se encontram, se telefonam à noite, querendo arranjar um encontro sexual, sem o compromisso de um namoro – são marcadas por menos emoção do que as parcerias de longo prazo, mas mais variedade sexual do que apenas uma “ficada”.

O estudo, liderado por um psicólogo, pesquisou quase 300 estudantes universitários que estiveram em uma variedade de relacionamentos. Os resultados mostraram que esses encontros casuais são uma combinação do sexual e do emocional, e são distintos de um relacionamento afetivo ou de uma noite de sexo qualquer.

Para descobrir o que compõe essas relações, os pesquisadores recrutaram 123 estudantes universitários que estavam em um relacionamento sexual casual no ano anterior. Para fins de comparação, os pesquisadores também recrutaram 97 estudantes que estavam em relacionamentos afetivos sérios e 69 alunos que tiveram uma noite de “ficada”. Quase todos os alunos eram heterossexuais.

Os alunos responderam perguntas como, por exemplo, quantas vezes eles tinham feito certos atos durante esses relacionamentos. Alguns desses atos, como coito vaginal ou sexo oral, eram de natureza sexual. Outros, como pegar na mão ou beijar, eram emocionais.

A equipe descobriu que, em geral, os atos emocionais eram menos comuns nos relacionamentos casuais comparado com relacionamentos de longo prazo. Por outro lado, os atos sexuais eram mais comuns em relacionamentos casuais do que em ficadas de uma noite. Os investigadores suspeitam que provavelmente seja porque o relacionamento casual tem certa freqüência; isso significa mais tempo para experimentar coisas novas.

Segundo os pesquisadores, é pouco provável que um rapaz ou uma moça que se encontram em uma boate à noite tentem alguma coisa louca ou diferente, pois isso pode fazer com que ele ou ela perca todas as chances de um encontro sexual com a outra pessoa.

Surpreendentemente, eles disseram, as pessoas que tinham tido “ficadas” de uma noite relataram atos mais emocionais do que sexuais, como as pessoas em relacionamentos de longo prazo. Os pesquisadores acreditam que atos emocionais, como beijos e segurar as mãos funcionam como preliminares e agem no sentido de “aumentar” o relacionamento, de uma forma muito rápida, para o sexo.

Algumas das outras pesquisas sugerem que as relações sexuais casuais muitas vezes terminam quando um dos parceiros empurra o outro para algo mais comprometido do que o sexo casual. Evitar conversa e sair logo após o sexo pode impedir que vínculos emocionais se formem.

Segundo os investigadores, cada tipo de relacionamento envolve uma “negociação”. Estudar as negociações pode lançar luz sobre o que faz um relacionamento saudável. Esses estudos também podem ajudar a compreender como os gêneros abordam relacionamento e sexo.

A questão predominante, segundo eles, é saber se os comportamentos nos relacionamentos são em grande parte socialmente construídos ou dirigidos por forças evolucionárias. E essa é uma pergunta que vai exigir mais do que estudos instantâneos de estilo para responder. Os pesquisadores acreditam que estudos mais elaborados, que acompanhem os mesmos indivíduos por muitos anos, serão muito úteis. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Katy:

    Tema complicado esse.

    Para homens, acredito sim ser mais fácil ter sexo casual, afinal a maioria foi criado para isso.

    Já a mulherada, está aprendendo a duras penas a lidar com essa casualidade moderna. Preço por ser uma mulher independente em todos os sentidos? Pode ser.

    A verdade é que ainda existem muitos homens machistas. A maioria olha torto se a mulher é dessas que faz sexo casual.

    Sabe o ditado: “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, é bom por aí.

    Só sei de uma coisa…esse mundo está muito louco e os lavores todos invertidos.

  • Alguém ai:

    Relacionamento casual ou não, dão sempre na mesma coisa, continuo só do mesmo jeito de sempre! Adorei o primeiro comentario!

  • sheik:

    Sexo casual nao tem nada de mágica. Pra grande maioria dos homens eh tudo uma questao de sorte de encontrar uma mulher carente. Pra homens cafajestes eh tudo uma questão de manipulação em seduzir o sexo oposto.
    Algumas mulheres veem o sexo casual como algo do destino, adrenalina, coisa nova, emocoes fortes, etc. Mas eh tudo uma questão de manipulação do cafa pra parecer tudo natural. Parem com essa visao romantizada da vida. Os romanticos sao os q mais se no amor, eh se eu falo em se dar mal, pq muitas quem consegue mesmo sao os manipuladores, sedutores, ricos, bombados, jogadores de futebol, cantores, atores, etc.

  • César:

    O ser humano tem um lado afetivo que deveria ser mais desenvolvido. O sexo casual tem uma coisa mágica, conectar estranhos, mesmo que por poucos momentos.

  • Sheik Ghalib:

    Não consegui tirar nenhum proveito prático dessa pesquisa.

Deixe seu comentário!