Ícone do site HypeScience

Isso é uma doninha pegando carona em um pica-pau? SIM!

É isso mesmo que você está vendo (e imaginando). A doninha está pegando uma carona na lomba de um pica-pau. Mas não se engane. Essa provavelmente não é uma bela imagem que ilustra a cooperação entre os animais que vivem livres na natureza. A doninha provavelmente está mais interessada em matar e comer do que no transporte propriamente dito.

A história por trás da foto

O fotógrafo Martin Le-May, o responsável pelo clique, disse a um telejornal internacional que estava em um passeio tranquilo com sua esposa quando ouviu o “grasnar angustiado” de um pica-pau. Ele viu um borrão das asas do pássaro batendo loucamente, e mostrou para sua esposa. E aí veio um daqueles momentos “uma vez na vida”: o pássaro e seu passageiro se acomodaram na grama, atrás de um par de árvores pequenas.

O pica-pau ficava pulando apressadamente, como se tivesse pousado em uma superfície quente. Suas asas naturalmente se moviam quase na velocidade da luz, e o borrão variava entre as cores amarela e branca, com eventuais intervenções vermelhas – da cabeça do piloto aflito. Na sequência, ele levantou voo novamente e foi então que Le-May conseguiu esse clique absolutamente único.

Para ele, era óbvio que um pequeno mamífero estava ameaçando a vida da ave – que lutava bravamente para sobreviver. Le-May também disse que talvez a presença dele e da esposa tenha distraído a doninha – porque o pica-pau conseguiu se desvencilhar dela e logo voou para o meio da folhagem.

Eles viram tudo isso a aproximadamente 25 metros de distância, com a ajuda de um binóculo.

Mas será que essa foto não é falsa?

Em tempos de internet… Não seria nada impossível. Muito pelo contrário. Mas o site io9 reuniu algumas evidências de que as doninhas têm esse terrível hábito de montar em aves. Aqui vão algumas:

Os pica-paus verdes, como o da fotografia de Le-May, são tipicamente terrestres e se alimentam de formigas no chão. Por isso, tem o hábito de forragear grama baixa ou solo nu em busca do que comer. Não seria uma grande surpresa se isso fizesse deles alvos fáceis para doninhas famintas e ambiciosas.

Tudo isso é para dizer o que você já deve imaginar: nós realmente achamos que essa foto é real, com base na literatura científica e também porque, oras, ela ser real é muito mais legal. [io9]

Sair da versão mobile