Pesquisadores da Universidade de Barcelona desenvolveram um sistema no qual personagens virtuais podem imitar ações realizadas pelo inconsciente humano. Os investigadores querem usar as informações coletadas para desenvolver um método que permite uma interação humano-virtual.
Este sistema pode ser usado para ajudar pessoas a se interessarem em realizar determinadas tarefas, tais como pacientes que tem que se submeter à reabilitação. Além disso, também pode ser usado em videogames.
Através do uso de dispositivos sem fio e de sensores, o sistema mede parâmetros fisiológicos humanos tais como frequência cardíaca, respiração e resposta galvânica da pele. A partir disso, a informação é processada em um programa de software.
O objetivo final é criar um sistema que permita que os seres humanos se relacionem inconscientemente com algumas partes do ambiente virtual de forma intensa, e que eles sejam incentivados somente por suas próprias respostas fisiológicas diante da realidade virtual mostrada.
No sistema, alguns parâmetros fisiológicos humanos direcionam certos movimentos e comportamentos dos personagens virtuais. Por exemplo, a respiração faz com que o peito do personagem se movimente, inchando e se retraindo, o ritmo dos batimentos cardíacos causa movimento nos pés do personagem e a resposta galvânica da pele faz com que o personagem fique mais ou menos corado. [DailyTech]