Ícone do site HypeScience

Sobras de alimento + fezes de peixes = alfaces!

Você já ouviu falar de aquaponia? A técnica é a combinação do cultivo de legumes com a produção de peixes. Ela não é lá muito nova, mas pela primeira vez foi feita com resíduos de alimentos, que por sua vez alimentam os peixes. E é aí que vem um fato curioso: o excremento dos peixes é usado para o crescimento de alface.

Mas calma, a alface produzida não tem gosto de peixe. Segundo o idealizador do projeto, o estudante de engenharia ecológica Michael Amadori, as alfaces são deliciosas. Amadori teve a ideia de usar restos de alimentos na inédita forma de aquaponia como um experimento científico que visa fechar o ciclo entre o alimento que jogamos fora e o que ingerimos.

O estudante foi impulsionado pelo fato de que nos Estados Unidos 25% dos alimentos acabam no lixo. Com o método que transforma restos de comida em alface, um alimento que seria desperdiçado se desenvolve em uma hortaliça fresca; o que estaria no lixo, vira uma bela salada.

No experimento, resíduos alimentares secos são dados a tilápias em aquários de água doce. As fezes dos peixes que se alimentam com esses restos ajudam as alfaces a crescerem. Na maioria dos sistemas de aquaponia, os peixes são alimentados com milho e vitaminas. O projeto de Amadori é mais avançado tanto no âmbito social quanto no ambiental.

O experimento está sendo executado por cerca de quatro meses. Os peixes não vão ser colhidos até que pesem cerca de um quilo, o que acontecer quando atingirem um ano de idade. A alface, no entanto, é abundante.

“Eu estou conseguindo 18 pés por semana e é delicioso”, disse Amadori. Segundo ele, o gosto é o mesmo das alfaces encontradas nos supermercados.[MSN]

Sair da versão mobile