Ícone do site HypeScience

Sobre os comentários: O que fazer com os criacionistas

Temos observado que artigos sobre evolução das espécies, fósseis, Big Bang e qualquer assunto que possa levar a noção de que o universo tem mais de seis mil anos tem sido veementemente atacados por um punhado de criacionistas. Este tipo de comentário acaba criando uma discussão cíclica e inútil que nunca leva a lugar nenhum.

É o mesmo que um flamenguista comentar sobre como seu time é o melhor em um fórum do Fluminense. É comparável a um ato de vandalismo. A diferença é que se você pessoalmente vai até a torcida do Fluminense e fala isso as chances são de que você seja o alvo do ‘vandalismo’. Mas se falar de criacionismo em uma roda de amantes da ciência ouvirá argumentos racionais. E este é um dos principais problemas: os comentários deixam de ser sobre o conteúdo do artigo e viram comentários sobre mitos religiosos.

A evolução biológica é um fato

Há inúmeras provas irrefutáveis que mostram a inexorabilidade deste processo que vem acontecendo há milhões de anos. A cada dia surgem mais evidências tanto da paleontologia quanto do campo genética e da biologia molecular. Há muita gente séria trabalhando nisso e inúmeras revistas científicas seculares com um enorme acervo de dados a disposição de todos.

O mundo tem muito mais de seis mil anos

Hoje temos estimativas, muito mais precisas do que anteriormente, que o universo tem 13,75 bilhões de anos e nosso planeta 4,54 bilhões. Estes números não foram inventados, mas sim calculados a partir de décadas de observações,  estudos, acúmulo de dados, esforço e comprovações científicas incontestáveis.

Este é um site de ciência

Como muitos comentaristas aqui apontam, quem quiser falar sobre teologia deve ir em site afim com o tema. Por haver abundantes constatações científicas irrefutáveis de que a versão da bíblia sobre a origem do mundo é uma mera alegoria — e até mesmo a maioria dos religiosos já entende isso — não vamos mais tolerar este tipo de comentários.

A nova regra para comentários legisla:

Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

Por favor, denunciem daqui para frente violações deste tipo em novos artigos.

Sair da versão mobile