Solteiros consideram as mulheres mais atraentes no período fértil

Por , em 24.02.2011

Pode soar machista, mas aparentemente os homens são mais atraídos pelas mulheres quando elas estão no seu período fértil.

Esse foi o resultado de um estudo sobre tendências da psicologia evolutiva. Pesquisas anteriores já haviam enfatizado como a evolução funciona no quesito “encontrar um parceiro”: parece que nós procuramos por pistas como a simetria facial, a forma do corpo, o status social e os recursos.

E não é só isso. Eis que a seleção natural também favorece aqueles que podem ter bons filhos, e que permanecem juntos tempo suficiente para criar esses filhos.

Na pesquisa atual, uma mulher de 21 anos, cuidadosamente treinada para não flertar com ninguém, sem maquiagem ou perfume, com cabelo e roupas básicas, montava um quebra-cabeça com um homem “como parte de um estudo”.

A verdadeira experiência era quando cada homem avaliava a atratividade da mulher. Pesquisas mostram que uma mulher na fase fértil do ciclo menstrual parece mais atraente, efeito que foi observado pelos pesquisadores – com um porém surpreendente: apenas para homens que não estavam envolvidos em um relacionamento.

Pessoas comprometidas avaliaram a mulher como significativamente menos atraente na fase de pico da fertilidade, provavelmente, segundo os pesquisadores, porque em algum nível eles perceberam que ela era uma ameaça para os seus relacionamentos de longo prazo. Ui.

Claro que é possível que alguns dos homens estivessem apenas tentando parecer “bons namorados e maridos” (aposto que seu amorzinho sempre responde que a Deborah Secco nem é tão bonita assim). Porém, os cientistas dizem que isso é bastante improvável, pois os homens preencheram suas respostas em segredo e não esperavam que a classificação fosse vista por qualquer pessoa exceto os pesquisadores.

Ainda assim, é difícil de acreditar que os homens possam distinguir uma mulher que está no período fértil simplesmente se sentando ao lado dela por alguns minutos.

Segundo os cientistas, o mais fascinante sobre isso é que fica num nível inconsciente. Mulheres e homens são afetados pela ovulação, e apesar de mudarem seu comportamento nesses períodos, não têm qualquer ideia do que é que está impulsionando tais mudanças.

Estudos recentes têm encontrado grandes mudanças de estímulos e comportamento nesta fase de pico de fertilidade. Até mesmo dançarinas de clubes eróticos ganham melhores gorjetas (a menos que estejam tomando pílulas anticoncepcionais que suprimem a ovulação). O tom da voz da mulher aumenta. Os homens acham seu odor corporal mais atraente e respondem com altos níveis de testosterona.

E se você, mulher, achava que a menstruação só atrapalhava, esses negócio de fertilidade tem um lado bom: as mulheres se sentem mais confiantes. Elas ficam mais interessadas em ir a festas e boates, e s se vestem de forma mais atraente. As que estão em relacionamentos estáveis com homens que não são sexualmente muito atraentes de repente começam a notar outros homens e paquerar. Elas também ficam mais críticas poucos dias antes da ovulação. Mas isso não significa que elas vão fazer coisa errada. Elas não querem largar seus parceiros fixos, apenas observar parceiros sexuais alternativos.

O que também é explicado pela evolução. Um caso rápido com um rapaz de boa aparência pode gerar uma criança com melhores genes, que terá, assim, uma melhor chance de passar adiante os genes da mãe. Mas este tipo de infidelidade é arriscado se o parceiro a longo prazo descobrir e a deixar sozinha para criar a criança. Portanto, faz sentido para ela limitar seu risco de ser infiel somente nos momentos em que está fértil.

Aliás, sobre infidelidade, esse e outros estudos mostram que as próprias pessoas comprometidas tentam desviar o olhar de fotos e pessoas tentadoras. E aqueles que são pressionados o tempo todo por parceiros ciumentos, mais vigilantes que cães de guarda, acabam demonstrando mais interesse na traição. Ou seja, a dica aqui é deixar que a (sub)consciência de cada um haja. [NewYorkTimes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Yabamiah:

    “E aqueles que são pressionados o tempo todo por parceiros ciumentos, mais vigilantes que cães de guarda, acabam demonstrando mais interesse na traição.”

    As mulheres mais neuróticas são as que estão mais suscetíveis a passar por situações assim… Porque em momentos de delírios e desconfianças equivocadas, força seus parceiros a acabar cometendo o que eles mesmos não gostariam de cometer – e isto implica em mais problemas entre um casal por pura neurose da esposa.

    “[…] Em outras situações, o delírio pode se revelar uma crença real.[5] Por exemplo, o ciúme delirante, onde uma pessoa acredita que seu companheiro está sendo infiel (e pode mesmo segui-lo até o banheiro, acreditando que ele vai ver a amante até nessas mínimas ausências), pode resultar no companheiro fiel ser levado à infidelidade pela tensão constante e sem motivo causada nele pela esposa delirante. Neste caso, o delírio não deixa de ser delírio pelo fato do conteúdo ter-se revelado posteriormente como verdadeiro.” [wikipédia]

  • José Calasans.:

    A questão é que nós esquecemos que somos animais também,e que certas leis naturais se aplicam a nós seres humanos.No caso em questão,o objetivo maior de todos os seres é perpetuar a epécie,e a mulher quando no período fértil ela libera sinais de várias formas,tom de voz,postura do corpo e inclusive químicos como fermônios e etc…pois precisa atrair a atenção do sexo oposto.E tudo isso é perfeitamente natural.

  • Agua mineral:

    A pesquisa é interessante. Como mulher fico bastante decepcionada com a incapacidade de boa parte da população masculina de evoluir, crescer, aprender a relacionar-se de modo nao autoritario, machista…
    Bom caranaval!

  • luciana:

    Aí balacobaco, voce deve ser um espécime com genes bem deficientes e precários, pela concepção que voce tem da MULHERADA.
    Toma chifre retardado existencial.

    • eliana fernandes rocha:

      ashuaashuashuashuashuashua……adorei a resposta da luciana…show…..

  • Balacobaco:

    mulherada tá virada num putedo

  • Humberto:

    Elas não querem largar seus parceiros fixos, apenas observar parceiros sexuais alternativos.

    hahahah…apenas isso? ah, sem problemas então :-p

  • Caroliny:

    Alook’ agora realmente, toôo passada e nem kero comentar, porq oos homesn sãao maioria née…

Deixe seu comentário!