A Nasa divulgou ao mundo, no último dia 17, que a sua Sonda Messenger entrou na órbita do Planeta Mercúrio mais de seis anos depois de seu lançamento (feito em 2004). A primeira das 364 fotos que a Messenger já tirou de Mercúrio foi publicada pela agência na última semana.
Veja a foto. Esta cratera mais brilhante, que parece “puxar” as outras para si, chama-se Debussy, e tem mais de 80 km de diâmetro. O nome é uma alusão a Claude Debussy, músico francês do século XIX, e revela a tendência de que as crateras de Mercúrio são chamadas pelo nome de artistas.
Essa cratera faz parte da face do planeta que está sendo fotografada por primeiro, mas a intenção da Nasa é fazer um catálogo fotográfico completo de Mercúrio, por todos os ângulos. A missão deverá levar um ano e vai tirar, no total, mais de 75 mil fotos do planeta mais próximo do Sol.
Uma curiosidade. O nome da Sonda, Messenger, é uma sigla. Significa “Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging (em português, Superfície, Ambiente Espacial, Geoquímica e Amplitude Orbital de Mercúrio”). [NYTimes]