Recentemente, durante um congresso mundial de celulares, a Sony lançou o primeiro telefone celular incorporado ao sistema de jogos PlayStation Portable (PSP), o Xperia Game, que deve ir à venda em março com títulos de 20 parceiros de jogo da empresa.
Especialistas acreditam que o celular seja uma tentativa de dar nova vida a plataforma, em face da concorrência dos smartphones com jogos.
Nos últimos anos, as vendas do PSP têm diminuído gradualmente. Dados de outubro de 2010 mostram que a companhia vendeu 3,6 milhões de PSPs, contra 4,2 milhões no ano anterior.
A Sony tem estado sob pressão para reinventar sua plataforma de jogos portáteis, que foi lançada em 2004 e se manteve praticamente inalterada. A ameaça do IPhone da Apple tornou a mudança ainda mais necessária.
O novo dispositivo lançado, que roda o sistema operacional Android do Google, incorpora um painel de controle e contará com um catálogo de jogos, desde a série Arte Eletrônica da Fifa até Assassin’s Creed, The Sims e Dungeon Defender.
A Sony também deverá lançar um sucessor mais poderoso para o PlayStation Portable, de codinome NGP.
Durante o mesmo congresso, a LG lançou o primeiro telefone celular com capacidade 3D, que permite que os usuários gravem imagens e vídeos em 3D, bem como enviem seus vídeos diretamente ao YouTube.
Alguns analistas de pesquisa afirmaram que a demanda dos consumidores por celulares 3D é “incerta”, no entanto, a experiência de usar o telefone é “melhor do que muitos podem esperar”.
Outros especialistas defendem melhor a tecnologia, dizendo que mais filmes estão sendo vendidos em 3D e que é ótimo comercializar o avanço em uma tela pequena. [BBC]