Ícone do site HypeScience

Esse spray nasal protege contra o Covid-19: estudo

Foto de um spray nasal na mão

A maioria dos esforços para combater o coronavírus tem se concentrado em medidas de saúde pública e na corrida para desenvolver uma vacina. No entanto, uma equipe da Columbia University, Cornell University e outros desenvolveram algo novo: um spray nasal que ataca o vírus diretamente. Em um estudo recém-lançado, o medicamento foi eficaz na desativação do novo coronavírus antes que ele pudesse infectar as células.

Como todos os vírus, o SARS-CoV-2 (o causador do COVID-19) precisa invadir as células para se reproduzir. O vírus injeta seu RNA no núcleo da célula e sequestra a maquinaria celular para criar cópias de si mesmo, finalmente matando a célula e espalhando os novos vírus para infectar outras células. Para ter acesso a uma célula, é necessária uma “chave” que se encaixe em uma fechadura de proteína na superfície da célula. No caso do SARS-CoV-2, chamamos isso de proteína espinho, e é aí que o novo bloqueador de spray nasal ataca.

Estrutura do SARS-CoV-2

A proteína espinho “descompacta” quando se conecta a uma célula, expondo duas cadeias de aminoácidos que compõe a proteína. O spray nasal contém uma lipoproteína, que possui uma cadeia complementar de aminoácidos ligada a uma partícula de colesterol. A lipoproteína se conecta a proteína espinho, aderindo a uma das cadeias que, de outra forma, se ligaria a um receptor na célula e permitiria que o vírus infectasse a célula. Com essa lipoproteína no caminho, o vírus é desativado.

Este estudo ainda está nos primeiros passos e não foram realizados testes em humanos. O estudo é baseado em testes com de furões, vários dos quais receberam o spray de lipoproteína real e vários que receberam um placebo. Os animais foram usados ​​porque são suscetíveis a muitas infecções respiratórias humanas. Eles foram propositalmente expostos ao coronavírus. Os animais medicados não contraíram COVID-19, mas os controles (que tomaram placebo) sim.

Proteína espinho do SARS-CoV-2

O estudo, que até agora só está disponível no servidor de pré-impressão bioRxiv, mostra que o spray de lipoproteína interrompeu completamente a infecção viral nos animais do experimento. A equipe estima que o spray permanecerá em torno das células do nariz e dos pulmões por aproximadamente 24 horas.

Serão necessários estudos adicionais para confirmar o medicamento é seguro antes que qualquer teste em humanos possa começar. Ao contrário de tentativas semelhantes de bloquear o SARS-CoV-2 que dependem de anticorpos e outras proteínas complexas, uma lipoproteína não necessita de nenhum tipo de armazenamento especial. Ela pode ser transportada como um pó seco e armazenado em temperatura ambiente. Isso poderia torná-lo ideal para desacelerar a disseminação da COVID-19 em países pobres com acesso limitado a cuidados médicos. [Extreme Tech]

Sair da versão mobile