Sua estante pode abrigar escorpiões de livros – e isso é bom

Por , em 14.07.2014

Se você tem livros velhos, vintage, daqueles só encontrados em sebos, você pode ter alguns escorpiões de livros em sua estante. Na verdade, você deveria desejar tê-los, por mais que a ideia não pareça das mais agradáveis.

Estes pequenos aracnídeos protegem seus livros, já que adoram jantar os bichinhos conhecidos como piolho-de-livros, que por sua vez comem a cola que une as páginas dos livros antigos.

Também conhecido como pseudoescorpião, esse pequenininho não é um escorpião verdadeiro – daí o seu nome.

Muitas vezes, inclusive, eles são confundidos com percevejos, fazendo com que muitas pessoas os matem – obviamente um grande erro para a sua coleção de enciclopédias.

Os escorpiões de livros também apresentam em média um tamanho de 2 a 6 milímetros. Como são minúsculos demais para nos machucar, não precisa se preocupar em ser picado quando quiser folhear a sua cópia original autografada de “A Metamorfose”.

Você só vai encontrar escorpiões de livro (assim como o piolho-de-livros) em lugares onde obras literárias antigas são armazenadas. Isso porque os livros mais recentes usam cola sintética, que os piolhos não comem – eles gostam apenas da cola à base de amido, usada antigamente. Porém, caso possua alguns clássicos das letras herdados por gerações na sua família, há uma chance de que você tenha uma colônia de piolhos-de-livros, mas nenhum pseudoescorpião para caçá-los.

Existem algumas dicas que você pode seguir para garantir que o ecossistema da sua estante seja acolhedor para estes benfeitores: compre livros antigos que provavelmente virão povoados com pseudoescorpiões que podem encontrar casa, comida e roupa lavada na sua estante; não limpe suas prateleiras muito bem ou você pode lavar totalmente os escorpiões; e, se você se deparar com uma pequena criatura com garrinhas afiadas enfiada na lombada de um livro, pelo amor de Deus, não a mate! Ela pode estar salvando sua biblioteca, página por página.

Se isso ainda não foi o suficiente para aceitar estes bonitinhos de braços abertos, dê uma olhada no vídeo abaixo e se deixe levar pela música simpática – “Beans”, da banda estadunidense Shadows – e pelo gingado do bichinho. [Gizmodo]

2 comentários

  • Karina Moreti:

    Eu tenho muitos destes, mas na árvore na frente de casa!

  • giovani eumesmo:

    que bichinho lindo,espero que goste de frio,tenho que olhar meus livros antigos e ver se tenho eles kkk

Deixe seu comentário!