Substância restaura produção de insulina em pacientes com diabetes tipo 2

Por , em 10.10.2018

Ao bloquear a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina, é possível reverter casos de Diabetes tipo 2. Em um estudo pré-clínico publicado na revista Cell Metabolism, pesquisadores também mostraram que é possível prevenir o surgimento da doença.

Os pesquisadores da Universidade Lund (Suécia) acreditam que a substância que inibe a produção da proteína VDAC1 pode ajudar no desenvolvimento de um novo tratamento para a diabetes tipo 2.

“O objetivo é conseguir administrar a substância para pessoas recém-diagnosticadas com diabetes 2 para permitir que as células que produzem insulina voltem a exercer sua função. Ou, melhor ainda, usá-la com pré-diabéticos para prevenir o início da diabetes”, explica o professor e pesquisador principal, Albert Salehi.

“Este estudo é pequeno e baseado em doações celulares de seis pessoas que faleceram e tinham diabetes tipo 2, além de experimentos limitados em modelos animais. Mais estudos são necessários para demonstrar como o bloqueio da VDAC1 afeta os tecidos dos rins, coração, músculos e gordura, por exemplo”, diz ele. Os resultados até agora têm sido promissores, e a equipe já patenteou o uso da substância no campo da diabetes.

Funcionamento da substância

Pré-diabéticos podem ter altos níveis de açúcar no sangue por muito anos antes de desenvolver diabetes tipo 2. Esse alto nível de açúcar inicia uma série de processos que causam danos para o corpo. Entre eles, há o aumento da produção da proteína VDAC1, que libera energia da mitocôndria para outras partes da célula.

Quando há altos níveis de açúcar, porém, a quantidade dessa proteína aumenta, e ela se fixa na parede da célula. A energia (ATP) vaza da célula e faz com que ela morra por falta de energia. Isso dificulta o controle do açúcar no sangue, o que acaba causando complicações em órgãos como coração, rins e olhos.

Quando os pesquisadores bloquearam a VDAC1 das células beta de órgãos doados por pessoas com diabetes 2, o fornecimento de energia foi restaurado e a produção de insulina foi normalizada.

Então o mesmo experimento foi repetido em ratos com propensão a desenvolver diabetes. como resultado, eles não tiveram a doença, e a produção de insulina se manteve por cinco semanas, momento em que o tratamento foi interrompido e os níveis de glicose voltaram a subir.

Metformina também ajuda

A pesquisa contou com colaboração de pesquisadores de Israel para obter a substância que impede a produção da proteína. Mas outro medicamento já existente também trouxe bons resultados: a metformina.

“Mostramos um novo mecanismo para o funcionamento da metformina nas células beta. O fato d que a metformina funciona não só fora do pâncreas, mas também protege as células beta e produção de insulina em pessoas com diabetes tipo 2 foi recentemente demonstrado por um grupo de pesquisadores canadenses. O efeito é provavelmente atingido pelo impacto no VDAC1”, diz Salehi.

Diabetes tipo 2