Ícone do site HypeScience

Lã modificada resiste a maçarico, facadas e mordidas de cão

O Dr. Peter Ingham, cientista do grupo AgResearch pertencente ao governo da Nova Zelândia, disse que o novo tecido é forte, pode resistir a um maçarico e ter muitas aplicações comerciais.

Peter disse que espera que o material tenha sucesso ao proteger soldados contra estilhaços e pode ser vestido por carcereiros para ajudar a protegê-los de possíveis ataques de presidiários. “Parece lã comum, mas é feita utilizando um novo material”, ele disse.

O tecido foi produzido ao combinar Vectram tricotado e um polímero ultra-forte junto com as fibras de lã. “Nós testamos (…) cobrindo uma almofada com o tecido. Com uma chave de fenda (…) usando as duas mãos e toda a sua força, não consegue perfurar”, disse Peter. Segundo ele a lã evita até perfuração de mordidas de cães.

“Uma faca muito afiada (…) usando as duas mãos e toda a sua força, conseguirá perfurar. Irá penetrar um pouquinho”, ele disse. Mas como os coletes à prova de facadas são muito mais pesados, espessos e totalmente à prova de facadas, é possível considerar que o novo material é resistente a facadas, segundo o pesquisador. (Ao contrário do que podemos imaginar, coletes à prova de balas não são resistentes a facadas.)

Peter disse que a idéia surgiu quando o seu grupo teve acesso a equipamento especializado para a fabricação de tecidos e que um fabricante de tecidos neozelandês está interessado a produzir o material. [SBS]

Sair da versão mobile