Quer saber quando vai acontecer a próxima grande revolta no mundo? Alimente um supercomputador com muitas notícias publicadas pelo planeta e ele poderá te dar respostas sobre quando as novas revoluções vão acontecer.
Isso é o que sugere uma nova pesquisa dos EUA, que se baseou na análise de milhões de artigos, conseguindo traçar o deterioramento do sentimento nacional presente nas recentes revoluções na Líbia e no Egito. O sistema de análise de notícias captou até pistas iniciais sobre a localização de Osama Bin Laden.
O supercomputador revolucionário
As informações utilizadas no estudo vieram de variadas fontes, que incluíram mídias norte-americanas e espalhadas ao redor do mundo. Foram analisadas desde atuais publicações online até remotos arquivos do jornal New York Times dos anos 40. No total, mais de 100 milhões de artigos foram reunidos.
As reportagens foram classificadas pelo humor (se os artigos mostravam notícias boas ou más) e localização (onde os eventos estavam acontecendo e a localização dos outros participantes envolvidos na história).
Análises de elementos da história foram usados para criar uma teia que interligou 100 trilhões de relacionamentos entre países e dentro de uma localização específica.
O supercomputador utilizado foi o SGI Altix, conhecido como Nautilus, localizado na Universidade de Tennessee, EUA. A máquina com 1.024 processadores Intel tem um poder de processamento total de 8,2 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo).
A Nautilus gerou gráficos sobre os sentimentos da população de diversos países em conflito, e poderia ajudar a imaginar quando um conflito terá fim.
Pesquisadores sugerem que a análise de relatórios da mídia ao redor do mundo sobre Osama Bin Laden teria rendido importantes pistas sobre a sua localização. Enquanto muitos acreditavam que o líder da Al-Qaeda estava escondido no Afeganistão, a informação geográfica extraída a partir de relatórios de mídia indicava de forma consistente que ele estava no norte do Paquistão. No entanto, a análise geográfica realizada pelo sistema o enquadrou dentro de uma área de 200 quilômetros.
De acordo com pesquisadores, o novo método de previsão de eventos pode ser adaptado para trabalhar em tempo real – parecido com o que ocorre com a previsão econômica. [BBC]