Uma nova pesquisa sugere que humanos iniciam “batalhas com os olhos” de forma automática, especialmente se a pessoa em questão é mandona.
Segundo o pesquisador da Utrecht University (Holanda), David Terburg, a “encarada” é uma das ferramentas mais úteis que temos em nossas interações sociais. E quanto mais mandona é uma pessoa, maior é a probabilidade de que ela inicie um confronto com os olhos sem nem mesmo perceber.
Para chegar a essas conclusões, os cientistas analisaram 40 voluntários, que precisavam olhar para uma série de imagens com pessoas felizes, bravas e neutras. Eles perceberam que os voluntários com personalidade mais mandona ficavam encarando as fotos com pessoas bravas por mais tempo.
Mas porque fazemos isso? A culpada é, novamente, nossa amiga evolução: para ver sua presa, o predador precisa expor os olhos, logo os olhos são sinais de perigo, dependendo do contexto. E quando alguém quebra o contato visual, automaticamente se torna a “presa”, a parte vulnerável da conversa – isso é um sinal de submissão.
Batalhas com o olhar também são mais práticas que brigas físicas. Quando intimidamos alguém apenas com os olhos, não há necessidade de ir para o próximo nível de confronto. [msnbc]