Ícone do site HypeScience

Tabela periódica ganha mais três elementos

Na última sexta-feira, três novos elementos foram aprovados e nomeados pela Assembléia Geral da União Internacional de Física Pura e Aplicada. Agora, a tabela periódica conta com os elementos 110, 111 e 112, darmstádio (Ds), roentgénio (Rg) e copernício (Cn).

Eles são tão grandes e instáveis que só podem ser feitos em laboratório, e se desfazem em outros elementos muito rapidamente.

Não se sabe muito sobre eles, uma vez que não são estáveis o suficiente para fazer experiências, e não são encontrados na natureza. Eles são chamados de elementos “super pesados”, ou transuranianos.

Copernício, o novo elemento 112, foi nomeado em homenagem ao astrônomo prussiano Nicolau Copérnico (1473-1543), o primeiro a sugerir que a Terra girava em torno do sol, e não o contrário. Os cientistas criaram um único átomo deste elemento extremamente radioativo em 9 de fevereiro de 1996, por esmagamento em conjunto de zinco e chumbo. Desde então, um total de cerca de 75 átomos de copernício foram criados e detectados. 10 anos após sua descoberta e experiências múltiplas, ele foi reconhecido como elemento 112.

O elemento 111, roentgénio, foi originalmente descoberto em 1994, quando uma equipe criou três átomos do elemento, cerca de um mês após a descoberta de darmstádio, em 8 de dezembro. Ele foi nomeado após o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923).

Darmstádio, o novo elemento 110, foi sintetizado pela primeira vez em 9 de novembro de 1994, perto da cidade de Darmstadt. Foi descoberto por Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg. Foi criado na quebra de um isótopo pesado de chumbo com o níquel-62, que resultou em quatro átomos de darmstádio. [MSN]

Sair da versão mobile