Quando se trata de assistir “Piratas do Caribe” em três dimensões, a visão do ator principal Johnny Depp não serve exatamente para nada. Como ele próprio já declarou, é incapaz de ver em 3D.
Apesar de Depp ter dito que tem um “olho estranho” (que certamente não é a única coisa estranha sobre ele), o ator compartilha esse “defeito” com milhões de pessoas – que, inclusive, dificilmente tem qualquer ideia de que não pode ver como todo mundo vê, até que entra em uma sala de filme em 3D e se surpreende.
Margaret S. Livingstone, neurobiologista que estuda a visão, suspeita de que Depp sofre de visão binocular, o que significa que seus olhos não são alinhados adequadamente e não podem ver totalmente em três dimensões.
E, segundo oftalmologistas, 20% da população dos EUA acompanham Depp nessa: não podem ver plenamente em três dimensões. Alguns são estrábicos (“vesgos”); tem uma desconexão entre aonde seus olhos querem focar, e aonde os dois olhos em conjunto querem mirar.
Agora, se você acha que tudo que basta para que uma pessoa perceba sua condição é assistir um filme em 3D, esse nem sempre é o caso. Não é como se ela não pudesse ver nada claramente; até que a situação de visualização a incomode o suficiente, a pessoa pode não se dar conta de que tem um problema de visão.
Segundo os especialistas, as pessoas normalmente acham que todo mundo está vendo aquilo da mesma forma que elas. Elas aprendem a compensar de muitas maneiras a visão, para se adaptar ao seu problema.
As pessoas com essa falha não perdem necessariamente toda a percepção de profundidade e três dimensões. Às vezes a condição fica só em um olho, e o outro olho consegue compensar muito bem.
É possível desenvolver visão binocular já como adulto, também, e é absolutamente notável; segundo os médicos, fica muito mais difícil navegar pelos ambientes e manipular as coisas. Por exemplo, a pessoa fica mais suscetível a tropeçar no meio-fio, e derramar vinho sobre a mesa quando tentar servir um copo, etc.
E o que as pessoas que tem visão binocular podem fazer? Exercícios para os olhos (“terapia da visão”) e usar óculos especiais podem ajudar em alguns casos, embora algumas pessoas não precisem deles, a menos que façam algo que requer uma boa visão 3D, como trabalhar com agulhas ou moda.
Agora, se você quiser MUITO ver um filme 3D, mesmo tendo visão binocular, há uma opção para você: óculos especiais, que custam cerca de R$16, e que convertem o 3D em 2D, lhe impedindo de sair do cinema com dor de cabeça.
E aí, você já notou se pode ou não ver em 3D?[MSN]