Ícone do site HypeScience

Tecnologia permite que homens sintam o desconforto de “estar grávido”

Mesmo que leia todos os livros sobre bebê no mundo, faça aulas sobre parto e escolha todas as roupas de uma futura criança, nenhum homem pode verdadeiramente apreciar o desconforto constante e único de estar grávida.

Isto é, não até que experimente o “Mommy Tummy”, uma jaqueta que simula gravidez criada por Takayuki Kosaka. A invenção, em exibição na conferência SIGGRAPH 2011 sobre tecnologia interativa, simula nove meses de ganho de peso, aumento da mama, bebê chutando e alterações de equilíbrio em pouco mais de dois minutos, permitindo que os homens experimentem, pelo menos, os desafios físicos da gravidez.

Projetado no Instituto de Tecnologia Kanagawa, no Japão, o processo se assemelha a uma jaqueta ou colete de chumbo que as pessoas usam quando tiram raios-X.

Uma bexiga na barriga se enche de água, simulando o crescimento e peso médio dos bebês japoneses. Bexigas semelhantes se expandem no peito para simular os seios se enchendo de leite. Uma série de “golpes” dão a sensação de um bebê chutando, e sensores permitem que a pessoa alivie os chutes esfregando a barriga.

A intenção da equipe de Kosaka é implantar a jaqueta em hospitais e centros comunitários, onde os homens poderiam aumentar a sua empatia às parceiras durante as aulas sobre gravidez.

Enquanto usam o terno, os homens têm que realizar uma série de tarefas, como pegar algo do chão, para entender melhor como até mesmo tarefas cotidianas se tornam cada vez mais difíceis para a mulher conforme o bebê cresce.

Durante testes de laboratório, 80% das mães que experimentaram o terno disseram que as sensações e a distribuição de peso replicam com precisão a sensação de carregar uma criança.

“É difícil dizer em dois minutos se alguém se tornou mais compreensivo, mas muitos usuários da jaqueta fizeram comentários de que estão felizes por serem homens”, disse Robert Singer, envolvido no projeto.

A ação não simula trabalho de parto ou um desejo louco por certos alimentos, mas versões futuras irão incorporar uma unidade atribuída à mãe de modo que o pai possa sentir o chute do seu bebê ao mesmo tempo que a sua parceira.[LiveScience]

Sair da versão mobile