Ícone do site HypeScience

Telescópio espacial encontra 25.000 novos asteróides

Um dos mais novos telescópios espaciais da NASA detectou 25.000 asteróides nunca antes vistos em seis meses. Mas não se preocupe: eles não representam qualquer ameaça pra Terra, pelo menos não tão em breve. 95% deles são considerados próximos à Terra, mas na linguagem da astronomia isso significa até 48,28 milhões de quilômetros.

O telescópio, chamado WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), completou sua primeira varredura do céu há poucos dias, e em seguida começou uma nova rodada de imagem.

O que é especial nele é sua capacidade de ver através dos véus impenetráveis de pó, podendo detectar o brilho de calor dos objetos que são invisíveis aos telescópios regulares.

Até o final do ano, os pesquisadores esperam ter um censo cósmico de milhões de objetos recém-descobertos que devem ajudar a responder perguntas sobre como planetas, estrelas e galáxias se formam.
Além dos asteróides, o WISE também avistou 15 novos cometas. O telescópio “espionou” centenas de potenciais anãs marrons – objetos estelares que são maiores do que um planeta, mas muito menores do que uma estrela – e confirmou a existência de 20 delas, inclusive algumas das mais frias já vistas.

O telescópio também detectou o que os pesquisadores acreditam ser uma galáxia ultra luminosa, a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância e formada a partir da colisão de outras galáxias.

A missão WISE vem um quarto de século após a Infrared Astronomy Satellite criar o primeiro mapa de todo o céu, em 1983. Ao contrário de seu antecessor, o WISE é muito mais poderoso. A NASA lançou uma imagem de uma semana de descobertas do WISE, mas o catálogo celestial completo do que está lá fora não será divulgado ao público até ao próximo ano.[MSN]

Sair da versão mobile