De acordo com um novo estúdio, para fazer terapia você não precisa estar deitado no divã de seu psicólogo – muito menos no consultório dele. Um professor da Universidade de Montreal afirma que sessões via webcam são tão efetivas quando aquelas ao vivo.
As pesquisas mostraram que terapia via internet para pessoas com fobias funcionaram tão bem quanto as sessões ao vivo. No seu último estudo, os pesquisadores quiseram conferir se o mesmo vale para tratamentos de stress pós-traumático.
Até muito recentemente as teleconferências eram usadas pela medicina apenas por um médico que queria mostrar exames ou um diagnóstico para outro médico que estava distante. Com a “teleterapia” os pacientes podem, em teoria, consultar um especialista que esteja do outro lado do mundo.
No estudo, vítimas de stress pós-traumático foram divididas em dois grupos – metade foi tratada de forma convencional e a outra metade foi tratada por teleconferência. Os pacientes de teleterapia, no entanto, ainda precisavam visitar um hospital, que estava equipado com a câmera para a transmissão. O tratamento não era feito em casa.
Os resultados mostraram que os benefícios do grupo da teleterapia e do grupo da terapia normal foram os mesmos. O mesmo número de pacientes dos grupos percebeu a diminuição dos sintomas de stress pós-traumático.
Nenhum dos pacientes que foi tratado a distância expressou desconforto por ser intermediado pela tecnologia. Na verdade, o inverso aconteceu. Os pacientes ficaram mais felizes com a teleterapia por que essa proporcionava um afastamento entre eles e seu terapeuta.
Fonte: ScienceDaily