Testes conseguem prever se relacionamentos vão durar

Por , em 8.07.2010

Pesquisadores afirmam que um novo teste pode prever se o relacionamento vai ou não durar. Uma tarefa de associação de palavras – utilizada geralmente para avaliar o racismo e o preconceito – é realizada para revelar o que os parceiros realmente pensam uns dos outros, mesmo que eles não percebam.

A maioria das pesquisas sobre relacionamento se focava em entrevistas com casais. Segundo os cientistas, o problema disso é que as pessoas tendem a “mentir”, a se retratar como um casal feliz, e não admitir se está começando a perder o interesse na relação.

O novo estudo envolveu voluntários que estavam em relacionamentos amorosos. Eles diziam o primeiro nome do seu parceiro e duas outras palavras relacionadas a ele, como o nome de animal de estimação ou uma característica da pessoa.

Em seguida, olhavam para um monitor no qual três grupos de palavras apareciam: palavras boas (como paz, compartilhar), palavras ruins (como morte, crítica) e palavras relacionadas ao parceiro (nomes ou traços).

Havia dois tipos diferentes de testes: no primeiro, o voluntário deveria pressionar a barra de espaço sempre que visse palavras boas ou relacionadas ao parceiro, depois, quando visse combinações ruins de palavras e do parceiro.

A ideia era que a reação das pessoas fosse automática. Se eles fazem associações geralmente boas com os seus parceiros, são capazes de fazer a primeira tarefa mais fácil do que a segunda.

Os resultados mostraram que os voluntários que acharam mais fácil associar a sua parceira com as coisas ruins tinham probabilidade maior de se separar durante o próximo ano. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • neusimar:

    ai não sei como posso explicar + crei q isso é sem noção acredito q irei saber se vai durar ou não com o passar do tempo do relacionamento e desenvolvimento da relação

  • Carlos Diego:

    PesquiSa não se escreve com “z”

  • Josiane Camargo:

    Acredito que para um relacionamento durar deve haver em ambas as partes: diálogo, respeito, união, compartilhar coisas boas e ruins, carinho, e claro que o amor é o item principal, agora analizar se um relacionamento vai dar certo depende das pessoas envolvidas e não de pesquiza

  • Elio Earli:

    PQP! Povo lindo, a matéria fala sobre “prever”.

    prever (ê) – Conjugar
    (latim praevideo, -ere, ver antes)
    v. tr.
    1. Ver com antecipação.
    2. Supor, conjeturar, calcular.

    #pelamordDeus!

  • Rosangela:

    Até que esse conceito pode ajudar a evitar um péssimo casamento e uma vida infeliz

  • Stephy:

    É, também não sei se é bem assim. Pode analisar a tendência mas não o resultado mesmo, pelo que entendi o resultado é baseado em associações. Se o casal teve uma briga no momento, as associações podem ser negativas o que não impede que eles se resolvam e a relação dure.

  • Rogério:

    Cada caso é um caso, dá pra saber se o relacionamento TENDE a durar.

  • Rosângela:

    Os pesquisadores podem até afirmar….agora saber REALMENTE se o relacionamento vai durar já é uma outra história. 😉

Deixe seu comentário!