Ícone do site HypeScience

Tom Hanks ligará o Grande Colisor de Hádrons (LHC)

Isso mesmo. Tom Hanks, o ator que estrelou Forrest Gump e O Náufrago, está incumbido de ligar o Large Hadron Collider assim que ele for consertado. O aparelho de U$ 8 bilhões (e contando) ajudará desvendar muitos mistérios da física.

O mais poderoso acelerador de partículas do mundo, que não destruirá o planeta, apresentou um defeito em setembro do ano passado, quando foi ligado para atrair publicidade. Um problema na conexão elétrica causou um dano estimado em 20 milhões de dólares. Algumas partes do aparelho precisaram ser retiradas do túnel onde estavam localizadas, muitos quilômetros abaixo da superfície, na fronteira entre a Suíça e a França, para serem arrumadas.

Tom Hanks teve contato com o acelerador de partículas enquanto filmava Anjos e Demônios, adaptação do grande bestseller de Dan Brown. No filme, Hanks encarna Robert Langdon, um acadêmico de Harvard que investiga uma tentativa criminosa de destruir o Vaticano. Os criminosos usariam 0,25 gramas de anti-matéria roubadas do laboratório de Cern, responsável pelo acelerador de partículas.

O diretor do laboratório, Steve Meyers, declarou que fez um tour pelas instalações do laboratório com Tom Hanks e que, depois, pediu que ele retornasse à Cern para ligar o aparelho quando fosse consertado. Hanks concordou, entusiasmado.

A máquina deve recriar as condições do Big Bang, forçando o choque de partículas e liberando uma energia nunca antes vista. A comunidade científica espera que isso ajude a responder algumas questões – principalmente descobrir se há dimensões escondidas no espaço, incessíveis para nós.

Há a chance de que o acelerador crie pequenos buracos negros. Apesar da desconfiança de que, subitamente, a Terra possa ser “engolida” pelo Large Hadron Collider, especialistas afirmam que, se os buracos negros realmente forem criados, eles não representariam ameaças. [Telegraph]

Sair da versão mobile