Espinhas? Tomilho pode ser a solução

Por , em 22.04.2012

Tomilho pode curar espinhas

Receitas naturais com tomilho podem ser mais efetivos para tratar uma pele com espinhas do que cremes comuns. O estudo que conclui isso foi apresentado em uma conferência em Dublin recentemente.

Pesquisadores testaram o efeito do tomilho, calêndula e mirra nas acnes Propionibacterium – nome da bactéria que causa a infecção nos poros da pele e dá origem ao terror dos adolescentes. O grupo descobriu que todos os preparados naturais conseguiram matar a bactéria após cinco minutos de exposição. Mas o tomilho foi considerado o mais efetivo dos três.

E mais: os pesquisadores descobriram que o creme de tomilho possui um efeito antibactericida maior do que as concentrações comuns de peróxido de benzoíla – o ingrediente ativo da maior parte dos cremes e loções antiacne.

Margarita Gomez-Escalada, que está liderando a pesquisa, explica como eles fizeram a infusão: “A planta é colocada em álcool por dias ou até semanas para preparar a infusão. Esse processo retira os compostos ativos da planta”. Apesar desses ingredientes serem comuns como usos “alternativos”, esse é o primeiro estudo que prova o efeito cientificamente.

Pensa que o responsável pela morte das bactérias foi o álcool? Os testes foram feitos com um controle da substância, para provar que o efeito não foi apenas de esterilização.

Mais testes ainda são necessários para que produtos cheguem ao mercado. Mas produtos naturais seriam uma ótima alternativa para aqueles que sofrem de acne, mas possuem a pele sensível. Seria o fim do estigma social adolescente? [EurekAlert]

Eu já fiz uma solução com calêndula. Era 500 ml de alcool absoluto para 2 colheres de chá da erva escolhida. Deixa por uma semana sem agitar o frasco. Após coa e usa 2 vêzes ao dia, passando com algodão.

• Antonio Alves:

Tá bom, eu pesquisei no Google, vi imagens dessa planta Tomilho e mais coisas. Então, alguém conhece como essa planta é chamada aqui no Ceará? Acho que chamamos por outro nome?

Muito interessante….