Trabalhar seu sex appeal pode ser bom

Por , em 2.10.2011

Poucas coisas dividem tantas opiniões quanto a existência de mulheres que se esforçam para ser sexy esperando que isso as ajude a ascender profissionalmente, por exemplo. Uma socióloga britânica, interessada na questão, resolveu investigar de fato o que o “sex appeal” determina dentro da sociedade.

A socióloga, Catherine Hakim, defende que a sociedade é hipócrita quanto ao assunto. Em outras palavras, todo mundo sabe que o “sex appeal” realmente faz uma grande diferença em várias situações entre as pessoas, mas poucos admitem isso e fingem que não tem importância.

Segundo ela, está claro que uma boa apresentação social, sexualmente falando, ajuda as mulheres a ascender na maioria das carreiras profissionais. Apesar disso, a ideia de isso acontecer ainda é vista pejorativamente pelo público. Basicamente, o mundo realmente promove as mulheres mais sensuais a uma boa posição, mas de certa maneira a reprova por alcançar este patamar.

Dessa maneira, ela aponta para a existência de um “capital erótico”. De acordo com o raciocínio, esse capital deveria passar a ser considerado um atributo mais sério e “oficial” dentro das qualidades de um profissional (e isso se aplica também a homens, ainda que em menor escala). O principal argumento é que ser bonito (ou parecer bonito e se esforçar para isso) já faz diferença nesse setor, mas as pessoas insistem em assumir que não. O que você acha?[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

14 comentários

  • AndreSantos:

    Acho que no caso masculino a beleza até atrapalha em certos casos….

  • Toni Rocha:

    Não acho nada, afinal já foi provado que pessoas bonitas tendem a serem melhor aceitas socialmente e profissionalmente, ganhando até mais que pessoas “normais”/feias…

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Já viram aquele velho ditado pelos antigos: “Beleza não põe mesa”. Só se for para aqueles tempos e olhe lá. Que põe, põe, e muito bem posta. Veja a Giselle Budchen e outras do gênero. Mas quero dizer que nós, homens, não precisamos “ficar bonitos” para conquistar mulheres. É claro que isso ajuda em certas ocasiões, mas eu vejo tanto homem super-feio com cada mulher bonita! Elas procuram outras qualidades nos homens que não somente a “beleza” (!) Continuo achando que o que importa mesmo é o tamanho da caceta. Mas que funcione. Embora muitas pessoas neguem, afirmando que isso não tem tanta importância, o fato é que eu já vi homens até bem apessoados, com caráter e carreira brilhantes, que foram abandonados pela esposa porque só tinham um bilau. As mulheres sim, que além de já serem bonitas tem que vestir decote e mini-saia com meias, que aí ficam super-gostosas como nós apreciamos.

    • Luan P.:

      Verdade Walfrido , pura verdade .. mas elas também procuram outra qualidade .. Money

  • Lua:

    Acho que a beleza conta como moeda, mas que pode atrair ou criar problemas. Uma mulher pode conseguir oportunidades e proteção de chefes masculinos, mas por incrível que pareça pode ser tb julgada como fútil, superficial ou até como uma vadia, onde todos questionam qual o seu real valor profissional. Mesmo a mulher sendo super competente, se ela for tb bonita tem q mostrar-se o dobro e focada no q faz, não somente aparência.

  • Instigante:

    Pois é a velha frase: “as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, doi mas é real. Eu não sou bonita, e sei que isso faz uma diferença tremenda, o esforço tem que ser dobrado para conseguir aquela vaga, aquele aumento, aquele namorado..etc(rS). Isso sinceramente não me magoa, eu não vou agora passar a vida me lamentando porque não nasci com a sorte virada pra lua, mas eu tô virando ela, com esforço, competência, alegria, simpatia, e muito muito estudoo…Quero ver quem não vence na vida assim, se esse é o objetivo, só quem não quer é que não consegue. Ir ao salão de beleza de vez em quando também ajuda, e se amar sempre…..

    • Carlos F.:

      Otimo esse comentario acima =D

  • burro:

    -Só pra trabalhar em boate,as empresas não admitem pessoas por ressaltar esses atributos,e sim por competência.

  • Lucas:

    Essa sociologa só quer aparecer, uma burra, criando mais outra forma de capital, que nem se quer pode ser considerado capital, porque o indivíduo não é livre para aumentar as proporções, ele tem que nascer com elas (imagine um homem ou mulher feia dotados de capitais que realmente são produtivos e não “reprodutivos”, coitados a tendencia seria o mais bonito ter mais status e não o mais “letrado”). Ao contrário do Capital material, simbolico e social onde se adiquire a medida dos esforços de cada um, essa balela de capital erótico só tem serventia no motel.

  • Sheik:

    Pra mulher é muito mais fácil parecer sensual. Basta colocar um decote, uma saia mais curta, uma leg, etc. Já um homem, não sendo bombado, se colocar roupas apertadas vai parecer um gay e mesmo assim não é qualquer roupa apertada, tem que ser uma camisa de playboy pra destacar os bíceps e aí que está o problema: um cara que trabalha em um empresa multinacional, por exemplo, não vai poder ficar usando uma roupa dessas, ele tem que usar uma roupa mais social, já a mulher pode usar mini-saia e decote numa multinacional. Outra coisa se a mulher for tímida ela é mulher difícil, que tem charme, etc. Já um homem tímido é um fraco, sem auto-confiança e sem nenhuma sensualidade, mesmo que seja bonito, se for tímido elas podem achar que ele é gay. Mulheres entram na academia e treinam coxa e em poucos meses a bunda crescem e as coxas engrossam, pro homem tem q se matar pra ficar grande, gastar muito dinheiro com suplementos e em muitos casos só com anabolizantes mesmo. Mesmo ele usando bomba e sendo bonito se for tímido, nerd, fechadão, burro, falar baixo, gaguejar, andar torto, sem postura ele não vai ter sensualidade. Pro homem ser sensual ele tem que estar bem vestido, forte, corpo atlético, cabelo legal, postura e movimentos confiantes, não pode ser tímido e nem nerd, etc, etc. Resumindo pro homem ser sensual ou ele nasce bonito e com genética privilegiada pra ficar forte ou ele deve gastar muito dinheiro pra ficar apresentável para mulheres, além de ter que se desenvolver emocionalmente, psicologicamente, socialmente, etc. Outro problema é que a maioria dos homens estão mais preocupados em crescer por méritos próprios, idéias originais, intelecto preciso e determinação férrea. Por isso que não tem como o cara ser um fodão na empresa, super mega inteligente e ser bonitão ao mesmo tempo. Ser bonitão ficar geralmente fica a cargo dos cafajestes e playboys que se preocupam e colocam como prioridade parecem sensuais para as mulheres, misturado com algumas mentiras, baladas sem fim, etc esses caras realmente atraem e conquistam muitas mulheres, mas na empresa essas caras geralmente não vão muito a frente, a menos que seja filho do chefe.

    • Luan P.:

      WoooW , fodão seu texto ! .. Eu tenho genetica pra ficar forte , Tenho 15 anos ,sou nerd, nao faço exercicio fisico ( nenhum msm ) e tenho barriga tanquinho ¬¬ , meus colegas ficam falando ” Pow mano isso nao ta certo , O luan é mo sedentario e consegue ser + bombado que a gente! ” kkkkkk mto tenso , Pior que sou sedentario msm ! Mas ja ja entro numa nataçao ae , natação é muito bom gente , façam! ajuda a pegar musculo e a crescer ! ( Nao tomem anabolizantes!) mto bom o seu texto Sheik , mto bom msm!

  • Roni:

    Deprimente! Amplamente deprimente, mas na prática é real. Esta e umas daquelas verdades ácidas que todos temos que aceitar, mas bem ou mal rejeitamos veementemente.

    Só posso dizer é que nossa espécie é virtuosa e deprimente ao mesmo tempo como acontece nos estados quânticos.

  • Haha:

    Mas, em uma entrevista de emprego por exemplo, muitas mulheres se embelezam demais e acabam perdendo a vaga no emprego. Estar bonita no trabalho é uma coisa, chamar a atenção e se achar A sensual é outra. Beleza só vai ajudar um pouco se for trabalhar com o público. Mas em um escritório a pessoa geralmente é contratada pela por competência.

  • Lucyano Valdez:

    Beleza é uma forma de Poder. E faz toda diferença. Homem ou mulher, as pessoas saem na frente com a Beleza e o Sex Appeal, seja você branco, preto, amarelo, novo, velho, homem, mulher, se souber usar a voz, o corpo, a forma de falar, de se vestir, de se fazer entender, já sai na frente. E não estou falando de sexo vulgar ou promessa insinuada de uma possível relação sexual com a pessoa a quem queremos impressionar, seja no trabalho, se em outro ambiente. E tem tanta gente carente por aí que basta se mostrar, se insinuar, que as portas se abrem. Se você tem, use.

Deixe seu comentário!