Ícone do site HypeScience

Tradição maluca de Haloween: esculturas “submersas” de abóboras

Ok, nós não temos o Dia das Bruxas ou Haloween aqui no Brasil da mesma forma que nos Estados Unidos. Para nós, brasileiros, o dia 31 de outubro é um dia qualquer. Mas isso não nos impede de nos maravilharmos com as belas (e malucas) tradições dos países que comemoram a data.

Isso inclui as esculturas submersas de abóboras. Pode parecer uma coisa realmente maluca esculpir abóboras em forma de caretas debaixo da água, mas nos EUA isso é uma prática muito comum. Acredite ou não, competições oficiais são realizadas na Florida, Carolina do Sul, Lago Tahoe e Pensilvânia.

Os competidores colocam suas roupas de mergulho, se equipam com tanques de oxigênio, abraçam uma abóbora e tentam produzir a mais bela e complexa abóbora. Ganha quem fizer a abóbora mais bonita. Como todo o equipamento é dado pelos organizadores do evento, os participantes não precisam de nada além de criatividade.

Pode até parecer uma coisa divertida, mas fazer uma escultura debaixo da água (a mais de 9 metros de profundidade) em uma abóbora oca, que tem uma tendência a boiar, é muito difícil.

A tradição das abóboras vem de um conto irlandês “Jack o’Lantern”, que dizia que um cara chamado Jack, um dia, resolveu enganar o diabo. Ele aprisionou o “demo” em uma árvore cercada de cruzes e só deixou o “encardido” sair depois de ele ter prometido nunca levar sua alma. Mas quando Jack morreu ele não foi para o céu, por ter sido uma pessoa muito malvada. Mesmo assim ele não pode ir para o inferno, por causa da promessa do demo. Então ele foi condenado a andar pela Terra para sempre. Dizem que o demo deu de presente para ele uma chama que Jack mantinha dentro de uma abóbora oca, para impedir que ela apagasse.

Há outras versões da história. Se você conhece mais alguma, deixe sua contribuição nos comentários.[OddityCentral]

Sair da versão mobile