Ícone do site HypeScience

Tratamento com células tronco podem melhorar funções cardíacas

Um novo estudo concluiu que pessoas com insuficiência cardíaca crônica que receberam injeções de células tronco de suas próprias medulas ósseas tem menos problemas com as funções do coraçãm e viveram mais.

Insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração perde sua capacidade de bombear o sangue através do corpo de forma eficiente, muitas vezes como resultado de um ataque cardíaco. A perda de tecido cardíaco funcional, uma das consequências da doença, não pode ser tratada através de medicamentos convencionais.

As células tronco da medula óssea usadas no estudo foram retiradas da parte superior da pelve dos pacientes, e classificadas em laboratório antes de serem injetadas novamente no coração dos mesmos. Segundo a pesquisa, o procedimento melhorou a função ventricular ou a habilidade do coração para bombear o sangue.

Os benefícios aparecem em 3 meses e duram até 5 anos. As descobertas da pesquisa não são conclusivas, mas sugerem que o tratamento com células tronco pode ser útil no caso de danos no coração, assunto já muito pesquisado.

O estudo incluiu 391 pessoas, sendo que apenas 191 delas concordaram em participar do tratamento com células tronco da medula óssea. Durante a pesquisa, apenas 7 pessoas desse grupo morreram, contra 32 do grupo de controle. Ou seja, os resultados da investigação apontam que o tratamento pode melhorar as funções do coração e aumentar tanto a qualidade quanto a expectativa de vida dos pacientes. [Reuters]

Sair da versão mobile