A empresa estadunidense Altaeros Energies, criada por ex-alunos da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, acaba de lançar um vídeo de um de seus últimos feitos: uma turbina flutuante.
O pulo do gato é que a turbina é perfeita para gerar energia elétrica a partir do vento para locais remotos do planeta ou para indústrias localizadas em lugares onde não há geradores. Além disso, há o possível uso por postos militares avançados, que, por enquanto, dependem de geradores de diesel.
Em forma de rosca, a turbina tem um ventilador no meio de sua estrutura e está acorrentada a uma estação base por meio de cabos, que levam a eletricidade da turbina para seu lançador terrestre.
No ar, a turbina gera duas vezes mais energia que turbinas convencionais, de acordo com a companhia ianque. Isso ocorre porque os ventos em grandes altitudes são mais fortes e constantes. Seu último teste foi a uma altura de 106 metros, aproximadamente.
Agora que o protótipo foi aprovado, a companhia está desenvolvendo um sistema comercial, que poderá ser maior e mais potente, segundo o empresário Adam Rein, da Altaeros Energies.
Confira o vídeo! Se você não domina o inglês, clique no botão “cc” e ative a tradução automática. [Cnet]