A natureza é capaz de muitas coisas. Porém, nunca tinha passado pela minha cabeça que uma árvore de tutti-frutti fosse uma delas. Bem, essa não é e-x-a-t-a-m-e-n-t-e uma árvore de tutti-frutti, mas digamos que a ideia é essa.
A árvore incrível, enorme e florescida é a única de todas as árvores do mundo que cresce 40 variedades diferentes de frutas e, pasme: TODAS AO MESMO TEMPO. Entre elas estão pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas e até amêndoas! Mas como será que é possível? A natureza fez isso sozinha mesmo? Eu também fiquei com a pulga atrás da orelha.
Uma mão extra para a árvore de tutti-frutti
Primeiro vou começar me defendendo: eu não menti. Principalmente ao falar que a natureza é capaz de muitas coisas. Mas, dessa vez, ela não fez o trabalho sozinha. Essa árvore de tutti-frutti foi feita por meio de enxertos e a criação é do escultor Sam Van Aken, que comprou um pomar falido em Nova York e começou os experimentos. Quem diria que daria tão certo assim, não é?
Ele começou o processo de enxerto juntando as variedades de plantas que tinha à disposição no pomar, quando o comprou. Seis anos depois, o resultado é esse que você pode admirar na foto: uma única e imensa árvore com mais de 40 tipos de frutas nascendo e amadurecendo ao mesmo tempo.
Um bônus: algumas dessas frutas são extremamente raras e têm séculos de idade.
Parece uma obra de arte. E é. Só que feita com a melhor matéria-prima de todos os tempos: a natureza. [io9]