Os escoceses, famosos por sua devoção ao sabor do Uísque, agora arranjaram para ele outra utilidade além de beber – cientistas do país estão convertendo a nobre bebida em bio-combustível.
A indústria do uísque na Escócia rende mais de 800 milhões de libras (equivalente atual a quase 2,2 bilhões de reais) aos cofres do país, e tudo indica que agora vai aquecer a indústria automobilística também. O novo combustível é totalmente feito à base de subprodutos da fabricação da bebida, sem necessidade de qualquer modificação.
O projeto está sendo conduzido por pesquisadores da Universidade Edimburgo Napier. Eles usaram os dois principais resíduos da fabricação do uísque: a chamada “cerveja de alambique” (pot ale, em inglês), líquido que sobra no tonel de destilação, e os resíduos dos grãos. Juntos, estes produtos podem ser transformados em Butanol.
Como combustível, o Butanol pode ser usado individualmente, mas é mais eficiente se for misturado com 10% de gasolina ou óleo diesel. Ainda assim, é uma grande economia de energia. A partir de agora, o produto que os carros bebem e o produto que os motoristas bebem são praticamente o mesmo. Mas recomendamos: se beber, não dirija. [PopSci]