Ícone do site HypeScience

Um copo de leite evita o mau hálito do alho

Não sabemos se sua avó, por exemplo, já não conhecia esse segredo instintivamente e o recomendava a família toda. Portanto, não é garantia de que a seguinte informação seja uma novidade para você, mas vamos lá: beber um copo de leite é a boa pedida para anular o hálito forte que fica depois de comermos alho. A dica é de pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA).

Em primeiro lugar, cabe uma explicação. O “bafo de alho” é oriundo de compostos químicos sulfurosos, ou seja, provenientes do enxofre. Em testes com dentes de alho, tanto crus (fica o nosso parabéns aos corajosos voluntários da pesquisa) como cozidos, os pesquisadores americanos descobriram que o leite reduziu significativamente os níveis dos compostos de enxofre que caracterizam o cheiro e o sabor de alho. Os autores do estudo afirmam que são a água e gordura do leite que desodorizam o hálito típico.

E mais: eles dão o seguinte conselho: beba leite imediatamente após comer alho. Quanto menor for o tempo entre as duas ingestões, melhor o efeito. Pela seguinte razão: os compostos em questão (água e gordura de um lado, substâncias sulfurosas do outro) são digeridos principalmente pela amilase salivar, na boca. Logo, você deve evitar o hálito do alho impedindo que ele desça sozinho pelo seu sistema digestivo.

Agora, é claro que isso é difíceis para nós, ocidentais, que dificilmente somos acostumados a beber leite no almoço ou no jantar. Mas se você tiver algum encontro importante logo após o almoço, vale tentar. Outro fato: o leite integral segundo os testes, apresenta resultados superiores ao desnatado e à água pura.

Assim, se você gosta de ostentar um hálito puro e refrescante depois de cada refeição, não precisa abdicar ao alho, que é um alimento muito apreciado e contém várias vitaminas e minerais importantes. Basta criar o hábito de suceder o alho com leite, uma mistura inusitada, mas que te deixa livre dos ônus olfativos desse saudável condimento. [BBC News]

Sair da versão mobile