Um milhão de pessoas comete suicídio ao ano

Por , em 11.09.2012

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um milhão de pessoas comete suicídio ao ano. Os dados foram divulgados na última sexta (7), junto com um pedido para que os governos tratem este problema de forma urgente.

O número significa que a cada 40 segundos, aproximadamente, uma pessoa tira a própria vida. E se o número de suicídios é alto, o número de tentativas é 20 vezes maior: 5% da população mundial vai tentar tirar a própria vida pelo menos uma vez durante sua existência.

O suicídio é a maior causa de mortes evitáveis no mundo, matando mais que os homicídios e as guerras (somados), sendo maior em países mais pobres, que também são os países menos preparados para prevenir o suicídio.

As taxas mais altas estão nos países da Europa Oriental, como a Lituânia e Rússia, e são menores na América Latina. Estados Unidos, países da Europa Ocidental e Ásia estão no meio da estatística, embora muitos países da África e do sudeste da Ásia não tenham estatística disponível.

Globalmente, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens entre 15 e 19 anos, com pelo menos 100.000 adolescentes se matando a cada ano.

Entre os adultos, a taxa de suicídio é maior entre os maiores de 75 anos, que usam os meios mais letais e tem menos chances de sobreviver às consequências de uma tentativa.

Além disso, os homens tem três vezes mais probabilidade de cometer suicídio, mas há três vezes mais mulheres que homens tentando o suicídio.

O Brasil apresenta menos de 6,5 suicídios para cada 100 mil habitantes, um número considerado baixo quando comparado com os 13 suicídios por 100 mil habitantes dos países que mais cometem suicídio (a taxa de alguns países europeus). A média brasileira é de 25 suicídios por dia, número só inferior ao de mortes no trânsito e homicídios. Mesmo assim, são números preocupantes, que já despertam a atenção do meio acadêmico e do governo.[MedicalXpress, CVV]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • Toni Rocha:

    Acredito que é uma solução em caso de doenças terminais insuportáveis. A vida já estaria perto do fim mesmo, que se acabe com dignidade e sem maiores sofrimentos.

  • Rafael Santanna:

    Vá a qualquer emergência de hospital ou unidade de tratamento com serviços paliativos: não vera ninguém querendo morrer, muito pelo contrário, encontrará os esforços mais vorazes de todos os organismos e psiquismos por sequer mais um segundo de vida. Ainda no fundo de qualquer estado, seja apenas químico ou psíquico, “findar-se” é apenas uma situação hipotética, como uma vida de personagem de videogame. Fato que só se percebe, por um segundo e, normalmente próximo à morte certa é que a vida é a única coisa que se tem, e por mais que tudo não saia como você quis, fato é que “você o quis”, logo querer é propriedade de quem está vivo. Só basta estar vivo para querer e querer se quer qualquer coisa. Por isso, viva o amanhã e descubra o que irá querer amanhã, e se não der certo, só vivendo para saber o que irá se querer depois de amanhã. “Morrer é certo então, viva, ao menos para ver onde tudo vai dar”.

  • mmc:

    Achei este site interessante, os conselhos que têm aqui faz muitas pessoas desistirem do suicídio

    http://www.suicidio.blog.br/

  • mmc:

    http://www.suicidio.blog.br/

  • Elsas Migdaleski:

    Olá pessoal…realmente tenho que concordar com alguns comentários de que esta vida em muitos momentos é super chata, dolorida mesmo e nos dá aquela sensação de por que e pra que… porém quero desanimar os que tem vontade de acabar com tudo e partir daqui… vc apenas acaba com o corpo… a sensação do que está ‘vivendo’ aqui continuará … pq a sua energia psiquica não desaparece… o seu sofrimento vai com você ‘aonde quer que você vá’…então qual é a saída perfeita? esperar pela sua hora – nao é vc que decide – e procurar ajuda externa quando a interna não dá conta… e não to falando de remedios e médicos…vc pode autocurar-se…basta querer… so que as pessoas nao querem pq da trabalho… ninguem disse que seria facil viver aqui…os covardes se matam os corajosos ficam ate o fim …além do mais vc esta infeliz e quer se matar e deixar outras pessoas mais infelizes por aqui? nao te preocupa isto? seus pais, irmaos, filhos, amigos … acho q a gente nao tem o direito de fazer isto co m os outros… e para finalizar: para aqueles que acreditam em reencarnação, se vc se matar, na proxima vc vem numa situação bem pior – cego, aleijado, surdo, deficiente mental e por aí vai… nao quero dizer que todos que estão numa situação assim sejam ex-suicidas; estes as vezes são valorosos voluntários para ajudar na cura de uma familia inteira que precisa se desdobrar em amor para recebê-los…pense nisto…porque tah cheio de ‘gente’ querendo que vc fracasse…nao dê este gostinho a ninguem… 🙂

  • Aparecida De Fátima Costa Fátima:

    Na verdade, eu também sofre com dores horríveis as quais não melhoram tem una e meio que estou afastada do trabalho tomando um monte de remédios, dois tipos de anti-depressivo, remédio pra dormir, pra dor em fim as vezes me da vontade de juntar todos os remédios e tomar de uma só vez quem sabe será o fim das dores e o fim dessa vida.

  • Antonio Carvalho:

    Só que não aconteu nada comigo eu só senti um pouco de enjou 🙁
    uma pena mas talvez eu consiga na proxima vez ;D

  • Antonio Carvalho:

    eu ja tentei me matar eu tomei 5 remedios 3 pra dor de cabeça e 2 que eu não sei pra serviam

  • Frank Oddermayer:

    Faça um favor para a humanidade e para você mesmo, tenha poucos filhos, de preferência, nenhum.

  • Leônidas Villeneuve:

    ainda vou fazer parte dessa estatística o/

  • Wallace Silva:

    Talvez porque não há mais razão para viver e… o além se tornará o conhecimento sensato e indolor as pessoas do plano real…

  • Flor de Lis:

    São dados realmente alarmantes. Espero que os governos de todo o mundo enxerguem esse problema o mais rápido possível; antes que mais vidas sejam perdidas. A impotência da família e dos amigos mediante alguém transtornado e em vias de cometer suicídio é algo assustador; é como se de repente vc estivesse no escuro total…incapaz e completamente perdido…apenas ouvindo aquela pessoa te pedir socorro. Depois de tentar tudo, chega uma hora em que é assim que vc se vê: perdido e incapaz de salvar quem vc ama. E quando a tragédia se consuma, vc simplesmente não tem resposta pra nada, parece que roubaram seu mundo; nessa hora vc se dá conta que nunca mais será a mesma pessoa… vc também “morre” no meio de uma situação assim. É uma dor inexplicável, aterradora. E eu só queria (de verdade mesmo) que ninguém nunca tivesse que passar por isso.

  • Rodrigo Piedade:

    faço parte das tentativas kkk afinal viver intensamente tambem é uma das formas de se tentar. tentei morrer de rir e quase consegui mas mijei nas calças antes kkkk falando mais sério cada um sabe a dor que carrega no peito se a pessoa quer se suicidar por que quebrou a unha só ela pode julgar o quanto isso era importante pra ela. A sua mente/sentimentos é o maior inferno que pode existir isso sim é fato.

  • Oswaldo Ferreira:

    Homens são mais eficiente em cometer suicídio do que as mulheres ,elas normalmente tentam se suicidar tomando remédio ou cortando os pulsos e acaba parando num hospital. Os homens normalmente enfia uma azeitona na cabeça.

  • Germano:

    eu nunca tive vantade de me matar
    mais ja vivi um bom tempo sem medo de morrer
    acelerando a 200 por hora com um F 0 D A _ S E em mente
    sem expectativa e sem sonho algum em mente
    vivendo dessa forma eu vi que eu estava fora do sistema
    sem ligar pra familia, emprego, namorada etc
    a real liberdade que todo mundo pede eu tinha

    na verdade não é uma boa idéia quando esta cheio de ódio

  • Eglitz:

    Faça graça com a vida ou a vida te desgraça!

  • Henrique Martins Botelho:

    Talvez seja apenas um desiquilíbrio mental,para que haja o equilíbrio mental constante é necessário que o homem tenha o domínio sobre o vício emocional, ou seja, conhecer e ter controle sobre as próprias emoções negativas fazendo predominar a virtude sobre o vício.

  • Hugo:

    Dúvida: um milhão de pessoas comete ou cometem?

    • Toni Rocha:

      Comete, pois é ‘um’ milhão. Mais milhões cometeriam.

  • luysylva:

    a vida é assim as vezes triste; sem sentido e a dor que nao passa… um dia quem saber há… a vida é efémera e fugaz, devermos vive-la intensamente, e ser importa com as pessoas próximas à nós, não se incomodando com a vida alheia dos outros.

  • luysylva:

    o mundo é uma tragédia
    Para os sentimentais,
    É uma comédia
    Para os intelectuais.

  • luysylva:

    é as vezes a vida é tão chata, é tão sem graça, e nada tem volta! nada volta

    • Cesar Grossmann:

      Pode ser simplesmente o resultado de um desequilíbrio hormonal.

Deixe seu comentário!