Ícone do site HypeScience

Um robô que anda igual a você, assista

Um novo robô que anda como os humanos é o mais avançado do tipo.

Tentativas de fazer com que robôs se movam como pessoas sempre resultaram em uma espécie de trotar forçados e com alcance de movimentos limitados.

O andar humano é “realmente muito similar a cair para frente de um modo controlado”, disseram pesquisadores holandeses em uma declaração. “Ao adotar este método é possível substituir os cuidados e a maneira rígida que os robôs andam por movimentos mais fluídicos e mais energeticamente eficientes como os usados pelos humanos.”

O novo robô chamado Flame (Chama, em inglês) pesa cerca de 15 kg e tem 1,3 m de altura. Possui diversas articulações móveis atenuadas por molas. Um sensor de inércia (chamado de “órgão do equilíbrio”) ajuda a manter o robô estável. Sete motores permitem que ele se mova.

O Flame move-se a 1,6 km/h e consegue descer rampas suaves. Continue lendo e assista ao vídeo…

Enquanto anda, oscilando de um lado para o outro como uma pessoas de pé chato, o Flame usa seu órgão de equilíbrio para ditar qual distância ele coloca entre seus pés, para prevenir quedas.

Daan Hobbelen, o coordenador do projeto, consegue seu Ph.D. nesta semana por todo o trabalho. Daan disse que o Flame é o robô andarilho mais avançado do mundo, ao menos na categoria de autômatos que aplicam o método humano de andar como princípio.

A pesquisa feita para construir o robô fornece insights em como as pessoas andam, os pesquisadores disseram, e isso pode levar a melhores equipamentos de treinamento e reabilitação. [Fonte]

Sair da versão mobile