Um robô que anda na corda bamba [vídeo]
O Dr. Guero existe! Quem já assistiu o desenho japonês “DragonBall Z” deve lembrar do cientista do mal, construtor de robôs (androides) da organização criminosa Red Ribbon (não pergunte). Ele está na internet e já programou um robô para andar de bicicleta e de pernas de pau, e agora vem com uma novidade: um robô que anda na corda-bamba.
O robô é o Primer-V4. Ele foi construído usando o Kondo KHR-3HV, um kit vendido por cerca de US$ 1.800 (cerca de R$ 3.600,00). Além do kit, algumas modificações foram necessárias para que ele pudesse caminhar sobre um arame de cerca de 4 mm de espessura.
Você pode ver no vídeo que o robô balança os braços para manter o equilíbrio, baseado nos sinais recebidos por um sensor de inclinação.
Para poder realizar essa façanha, o robô precisou de ranhuras nos pés para permitir que ele se “agarrasse” no arame, o que parece justo, já que equilibristas humanos usam o dedão para tanto. Os braços que vêm com o kit foram trocados por outros que tem menos servo-motores, para facilitar o equilíbrio.
O “Dr. Guero” (também conhecido como Masahiko Yamaguchi) tem um currículo interessante: já trabalhou em laboratórios importantes, como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industriais Avançadas do Japão, o Boston Dynamics e a Universidade de Osaka.
O apelido de Dr. Guero foi uma sugestão de sua esposa. Se você entende japonês, pode ver outros projetos no site dele. [Gizmag, PopSci]
3 comentários
O video é nota 10. E mais tres “10”. Se o mundão aguentar mais 10 anos os robos ficarão com 10% da capacidade de alguns do filme transformers. Não acha Cesar?
Incrível! A resposta dos servo-motores aos comandos do processador, dependendo dos sensores de inclinação, deve ser quase que imediata.
Conhece o “Segway”?
http://www.segway.com/