Uma galáxia com cauda de girino

Por , em 13.11.2012

Enquanto nos divertimos tentando enxergar animais em nuvens, astrônomos certamente têm prazer em descobrir formatos diferentes em galáxias distantes. Como a galáxia espiral barrada Arp 188, mais conhecida como Galáxia do Girino. Nem precisa explicar o motivo: basta observar esse longo rastro estelar que lembra uma cauda.

A imagem acima foi gerada a partir de dados do Hubble Legacy Archive, e mostra também galáxias distantes que compõe um incrível cenário com a Galáxia do Girino em primeiro plano.

Esse girino espacial está a 420 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação do Dragão. A “cauda” dessa fenomenal galáxia tem o inacreditável comprimento de 280 mil anos-luz. Para se ter ideia da imensidão disso, basta imaginar que o sol está a cerca de 27 mil anos-luz do centro da nossa galáxia.

A cauda contém gigantes aglomerados estelares massivos que brilham em tons de azul. Pesquisadores acreditam que o formato de girino surgiu de um passado violento. Uma galáxia intrusa cruzou a frente de Arp 188 e foi arremessada para trás, dando uma volta no Girino devido a sua forte interação gravitacional.

Durante o contato à distância, forças gravitacionais arrastaram estrelas, gases e poeiras, que se movimentaram formando a cauda. A galáxia intrusa se encontra agora a 300 mil anos-luz de distância da Galáxia do Girino.

Provavelmente a cauda irá desaparecer em alguns milhões de anos. O que parece um girino cósmico poderá se transformar em aglomerados estelares que orbitarão a galáxia espiral no futuro. [NASA/Eternos Aprendizes]

• Bruno Guerreiro de Moraes:

Espetacular! Um universo tão grande, vasto, e a gente aqui preso nessa partícula de poeira chamada Terra… desgraça pouca é bobagem.

Fico triste por não poder conhecer pelo menos os planetas do nosso Sistema Solar. Com um universo tão fantástico, não podemos sair daqui, por enquanto.

Muito interessante o que aconteceu nesta galáxia. Dá a impressão que nào gira, mas isso não é verdade. Toda galáxia gira. O que deve ter acontecido é que a galáxia está absorvendo matéria da periferia.

• The Solar System:

Bela galáxia.