Ícone do site HypeScience

Uma supernova e uma galáxia em uma única foto

A galáxia espiral barrada (uma galáxia espiral com uma banda central de estrelas brilhantes, que se estendem de um lado a outro) M95 tem cerca de 75.000 anos-luz de diâmetro, e é comparável em tamanho a nossa Via Láctea. É também uma das maiores galáxias do Grupo Leo I de galáxias.

Na verdade, a M95 faz parte de um trio de galáxias Leo, junto com as vizinhas M96 e M105, a cerca de 38 milhões de anos-luz da Terra.

Essa imagem cósmica colorida mostra um anel de formação de estrelas brilhante envolvendo o núcleo da galáxia M95. Ao redor, estão os braços espirais traçados por faixas de poeira, jovens aglomerados de estrelas azuis, e regiões formadoras de estrelas.

Seguindo ao longo do braço espiral desenrolando para baixo e para a direita, você logo vai chegar a mais recente supernova SN 2012aw da galáxia M95, descoberta em 16 de março e agora identificada como a explosão de uma estrela massiva.

Um bom alvo para pequenos telescópios, a supernova se destaca neste vídeo, que compara a imagem recente com uma imagem profunda de M95 sem a supernova feita em 2009.[NASA]

Sair da versão mobile