Ícone do site HypeScience

Universitários ficam mais sedentários conforme os anos se passam

Uma nova pesquisa descobriu que conforme os alunos passam por seus anos na educação, a probabilidade de ganhar peso aumenta.

Os resultados mostram que os estudantes universitários se tornam menos ativos fisicamente, e por consequência ganham mais peso, à medida que progridem os seus anos de ensino superior. Segundo os pesquisadores, essa queda na atividade física pode ser devido ao aumento do estresse e a carga de trabalho.

A pesquisa incluiu 1.672 estudantes da Universidade de Indiana, nos EUA. Os estudantes responderam a um questionário sobre hábitos de exercício e repouso, inclusive quanto tempo eles gastavam se exercitando, caminhando e sem fazer nada.

Os calouros gastam cerca de 16 horas e meia por semana fazendo algum tipo de atividade física, enquanto os veteranos gastam cerca de 12. O tempo gasto andando também diminuiu com o tempo, de mais de 8 horas por semana a menos de 6. O tempo sentado, por outro lado, aumentou de cerca de 5 horas por semana para 6 horas e 45 minutos. Além disso, em média, os veteranos têm 8 kg a mais do que os calouros.

Os pesquisadores afirmam que as descobertas podem ajudá-los a desenvolver programas de aptidão física para estudantes universitários, para que eles sejam mais eficazes na dinamização do seu nível de atividade.

A partir de uma avaliação de que tipos de programas as faculdades oferecem, tanto no conteúdo quanto no tempo, eles poderão dar outras sugestões. Segundo eles, parece que não é crítico apenas oferecer essas atividades aos calouros e alunos do segundo ano, mas é necessário oferecer algum tipo de programa e apoio aos veteranos, para se certificar de que eles manterão seu ritmo de atividade física.

Os cientistas explicam que a faculdade é um período de transição crítica, no qual os alunos são responsáveis pela gestão da sua própria saúde e estilo de vida pela primeira vez. Se eles não dominam isso durante seus primeiros anos de faculdade, fica mais difícil encaixar a atividade física na sua rotina mais tarde.

Os pesquisadores alertam que os resultados são provenientes de uma única universidade e, portanto, podem não se aplicar aos estudantes universitários em geral. Além disso, o estudo se focou nas diferenças entre os calouros e os veteranos, e não é possível afirmar que algum calouro em particular passará a ser tão inativo quanto um veterano.

Eles esperam que mais estudos monitorem a atividade física de estudantes universitários ao longo do tempo, para obter uma imagem melhor de como esses níveis mudam. [LiveScience]

Sair da versão mobile