Ícone do site HypeScience

Vaca modificada geneticamente produz leite semelhante ao humano

Cientistas chineses “criaram” 300 vacas que produzem leite com algumas propriedades do leite materno humano, incluindo lisossomos, que melhoram o sistema imunológico dos bebês.

Os pesquisadores introduziram genes que davam origem aos lisossomos e outras proteínas humanas em embriões implantados em vacas. Quando as vacas que receberam os embriões começaram a lactar, seu leite continha lisossomos e outras duas proteínas. Utilizando um novo processo de purificação, os pesquisadores, aparentemente, conseguiram deixar o leite um pouco mais “humano”, eles aumentaram a quantidade de gordura e mudaram o número de sólidos no leite.

O leite materno contém todos os nutrientes que um bebê precisa, mas o leite da vaca não é tão bem absorvido ou digerido por humanos recém-nascidos. De acordo com Ning Li, do State Key Laboratories for AgroBiotechnology da China Agricultural University, fazer o leite da vaca mais parecido com o humano pode aumentar seu valor nutricional. “Apesar dos benefícios que os lisossomos trazem aos bebês, nem todas as mães tem leite suficiente, e outras escolhem não amamentar. Assim, desenvolver alternativas pode beneficiar a saúde de muitas crianças”.

Os autores testaram a quantidade de proteína e a temperatura de pasteurização para assegurar que o leite passaria nas exigências da Agência de Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). Eles esperam que, no futuro, produtos laticínios modificados poderão ser vendidos em supermercados. [PopSci]

Sair da versão mobile