Vacas transgênicas produzem “leite humano”: é saudável?

Por , em 14.06.2011

A China anunciou recentemente que pesquisadores locais modificaram geneticamente um rebanho de 300 bovinos para produzir leite que se assemelha ao leite materno humano.

Os cientistas inseriram um gene humano nas vacas e as glândulas mamárias dos animais começaram a produzir leite com grande quantidade de lisozima, uma proteína abundante no leite humano, mas não na variedade bovina.

Além de dar ao leite modificado um sabor forte e doce (igual ao que você experimentou nos primeiros anos de vida), a introdução de lisozima deixa o leite muito mais saudável e nutritivo, afirma Ning Li, da Universidade Agrícola da China, que conduziu a investigação.

Com o principal objetivo de acabar com a desnutrição infantil, Li e seus colegas esperam levar o leite modificado para a fase de testes para que faça sua estreia no mercado chinês dentro dos próximos três anos.

Na teoria, tudo parece perfeito. Mas o “leite transgênico” é realmente saudável? E, além disso, é seguro?

Aparentemente, sim. A pesquisa inicial sugere que pode ainda trazer benefícios significativos para a saúde, de acordo com os especialistas. Porém, muitos outros testes precisam ser feitos antes do leite de vaca/humano estar à venda nos demais países.

De acordo com Elizabeth Maga, cientista da Universidade da Califórnia, que conduz uma investigação semelhante à do grupo de Li, o leite poderá um dia ajudar a aliviar a desnutrição causada pela diarreia em humanos – uma das principais causas de mortalidade infantil em alguns países em desenvolvimento. O leite de vaca modificado não seria apenas bom para bebês, ele pode ser benéfico para qualquer pessoa desnutrida ou carente de bactérias do intestino.

Mas antes que isso aconteça, o leite transgênico deve passar por uma fase de testes em humanos. Nos Estados Unidos e na Europa, os alimentos geneticamente modificados tem má reputação e por isso todo cuidado será pouco antes da liberação do comércio do novo produto.

“Qualquer produto transgênico de origem animal que chega ao mercado tem de se submeter a uma extensiva série de testes”, diz Maga. “Com a oposição tanto nos Estados Unidos quanto na Europa aos produtos geneticamente modificados, o leite provavelmente vai demorar muito mais do que três anos para ser liberado, se for”, opina Keith Schneider, cientista americano que estuda segurança alimentar. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

20 comentários

  • carlsou:

    O maio problema dos genticamente modificados é que as doenças que são especificas de cada raça passam a ser compativeis também e a partir do momento que uma vaca ou porco seja de mesma biologia dos seres ditos humanos, a compatibilidade de miscigenação de raça passará a existir, ja existem pessoas que tem tara por animais mas devido a incompatibilidade genetica, não ha crias, o que passará a ser possível. um exemplo são os tigres e leôes, e calos e burros. e o que acontecera no cruzamento de animais compativeis, se a vaca der leite humano ela será tão humana que poderá dar a luz a hibridos e ai?

    • Druida:

      Favor mostrar um artigo relatando caso de uma doença especificamente bovina que por causa do portador da doença ser transgenico transferiu para um ser humano

      Ninguem pegou DNA humano e colocou na vaca, só colocaram alguns genes pra ela passar a produzir algumas proteinas a mais, nada além disso, a célula dela ainda é totalmente bovina, os gametas humanos e bovinos continuam sendo incompativeis, nao vai nascer nenhum meio humano meio bovino por causa disso

      Fizeram a mesma coisa com um casal de cabras, o leite delas passou a produzir uma proteina que estimula a produçao de leucócitos, visando principalmente melhorar a imunidade dos que estao em tratamento de AIDs e câncer

    • Thiago Alexandre Dos Santos:

      Seria legal ver o primeiro Tauren ou Centauro na terra rsrs

  • Bovidino:

    Nós já usamos sobrenomes como Bezerra, Carneiro e outros.
    Que tal usarmos as vacas também como ‘barrigas de aluguel’ para mulheres com problemas de engravidar?
    A criança já nasce mamando na vaca, fica forte e saudável.
    Aí a moda pega e nenhuma mulher mais vai querer parir.
    Dentro de pouco tempo seremos uma grande família de ‘vacuhumanos’.
    Só que na hora do churrarsco, vamos ter que cuidar para não irmos pro espeto.

    • Igor:

      Eu gosto das vacas, quem já conviveu com elas sabem que são animais muito pacíficos e carinhosos, e tbm não tem odom ruim, sua urina e fezes chegam ate a ter um cheiro agradável.

  • Lolita:

    Algo que ninguém questionou sobre essa “ideia brilhante” foi sobre os bezerros que se alimentam do leite da vaca,porque a produção do leite da vaca é feito por ela para nutrir seu filhote,não para ser extraído e alimentar o degenerado “filhote”humano.
    Esse leite deve ser carente em vários aspectos…O leite da vaca também deixa os bezerros mais fortes.O que vai acontecer?Vamos ter bovinos mais fracos e talvez até mutações.
    Já assistiram o documentário food S.A?Recomendo vê-lo.
    Neste filme/documentário mostra também sobre a produção de grãos transgênicos da soja…Que por “ironia” também é produzido em larga escala no Brasil.Os fazendeiros são obrigados a usar as sementes do fornecedor totalmente transgênicas…Já que é norma do fornecedor,eles recebem multas por armazenar os restos dos grãos,são ameaçados pela empresa entre outras coisas…No Estados Unidos os produtores de carne criam leis para proteger sua produção,ofensas sobre a produção de carne na mídia é rebatida com processos na justiça feitas pelos próprios donos.Também criaram leis na intenção de ocultar como é a criação do gado,ou o que vai nos produtos de super mercado.
    Não se enganem,a maioria da carne/leite não é produzida em fazendas…Na maioria das vezes os animais são presos mal se movem,não se alimentam de grama(isso gera doenças na carne que consumimos)são alimentados por ração,o que não é correto.Não expostos a péssimas condições.E também são maltratados pelos funcionários da empresa.Pensem bem…Antes de comprar seus alimentos.

  • N.J:

    Nossaaaa….Aquela vaquinha do canto deve ser minha irmã…kkkk

  • henrique:

    cara… os comentarios daqui sao ridiculos.. um cara fica sendo eco-chato e aproveitando a oportunidade pra falar mal de comer carne, um cara fala sobre a africa, que nao tem porra nenhuma a ver com o assunto e o outro fica arrumando briga com o eco-chato…

    aff… que bando de babaca

    • Andre:

      Nossa…achei que você ia dizer algo de útil e vejo que é pior que os outros dois que estão brigando, só sabe falar dos outros.

  • Renato Kami:

    malditos americanos retardam a evolução e os direitos iguais desde o G8 =P

  • junior13:

    Eddy, você é completamente, economicamente, ecologicamente, eticamente, absolutamente, tecnologicamente…MUITO CHATO, CARA.

    • Eddy:

      Bom, melhor ser chato do que ser júnior né!!! Ou seja… ser repeteco.
      Eu gostaria de não precisar dizer o óbvio e ler o grotesco.

    • J.Teodoro:

      Vc deve ter sido criado em apartamento com os avós né? só pode…com tanto conhecimento porque não vai trabalhar na N.A.S.A….?

    • Eddy:

      Ainda que o nível está descendo, o foco se está perdendo, que não tenho muito tempo para isso, de todos o juízos e crucificações naturais que alguns recessivos possam fazer, nunca vi uma tão longe do que sou. O bom é que pude rir um bom bocado. Muito agradecido Junior Teodoro?
      Por sua pergunta da NASA, você acha mesmo que eu tenho perfil para ser empregado da NASA? :-))))

  • Eddy:

    Repito porque o tema merece revisão.
    Considerando que comer carne é completamente insustentável economicamente e ecologicamente incorreto. Sem falar que eticamente é completamente questionável e em termos de saúde absolutamente impróprio… somente falta acontecer que descubramos que por alguma curiosa razão comer carne de animais ultrajados abra a porta ou dê direito para que outras raças mais avançadas tecnologicamente possam comer os seres humanos também como parte da dieta. Já pensou nisso!!!? Vale fazer piadas!!!!

    Sem falar que o homem utilizando sua grande ignorância (porque o que não sabemos é maior do que sabemos), toma decisões que alteram certos níveis de organização celular e no ADN como se fosse um grande sábio que controla COMPLETAMENTE TODAS as variáveis que estas mudanças possam ocasionar no futuro ou nos organismos que às absorvem.
    Não é pretensão não… É LOUCURA ENFOCADA EM LUCRO MESMO!!!!

    PORÉM LOUCURA MAIOR É O SILÊNCIO!!!!

    Ass: Vaca não tão Louca

    • anderea:

      comer carne é completamente insustentável economicamente e ecologicamente incorreto. essa frase do dia por isso que todos animais carnívoros comem carne ,matem todos animais carnívoros! eles são ecologicamente incorretos tão destruindo meio ambiente!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que bobeira.
      outras raças mais avançadas tecnologicamente possam comer os seres humanos também como parte da dieta (outra frase nada inteligente). se eles tiverem boca e acaso eles n tiverem( o que tenho certeza pelo fato de ter vindo de uma evolução diferente e certamente ser movido a elementos químicos diferentes) eles n vão querer fazer próteses por que é ilógico e desperdício de matéria . aff nota q.i 70 pro eddy deve ver mais tv do que estudar

    • Cibernática:

      Na volta quem precisa de mais estudo é você anderea e educação também… Quem sabe venha a entender melhor ou concordar com o comentário do usuário acima…

    • junior13:

      Concordo, deve ser só teve e video-game.

    • Eddy:

      Vejam esse filme que não sai na TV (só na minha TV) e espero seu profundo comentário.
      http://www.unleashed.org.au/features/earthlings/

      As imagens já bastante contundentes. Não precisa entender inglês.
      Desafio você ver essa TV. Com muito Amor.

  • MariannaGoret:

    Espero que seja aprovado e traga benefícios para as crianças da África.

Deixe seu comentário!