A Proview, antiga dona da marca iPad na China, está processando a Apple na Califórnia por “fraude de apresentação internacional enganosa, fraude por dissimulação, indução fraudulenta e competição injusta”. Eles estão certos? Veja como a Apple os enganou. O julgamento cabe a você:
– Primeiro, a Apple entrou em contato com uma empresa britânica chamada Farncombe International. O diretor da empresa é Graham Robinson.
– A Farncombe International então criou uma empresa, a Ip Application Developmente Limited (já consegue ver onde vamos chegar?) para negociar a compra da marca iPad.
– Cerca de um mês antes de lançar o iPad, Robinson entrou em contato com a Proview sob o nome de Jonathan Hargreaves, querendo comprar a marca IPAD deles. A Proview Electronics Company, Ltd. tem sede em Taiwan, e produz monitores de computador e sistemas portáteis de mídia, como smarhpones e tablets.
– A Proview perguntou a Robinson/Hargreaves porque a empresa queria comprar a marca. Sua reposta, por e-mail, de acordo com a Proview, foi: “é uma abreviação do nome da empresa, IP Application Development Limited”.
– A Proview pressionou Robinson/Hargreaves, perguntando qual a natureza dos negócios da empresa. Para isso, ele respondeu: “A [IPAD Ltd.] é uma empresa recém formada, e tenho certeza que vocês compreendem que não estamos prontos para divulgar a natureza dela, já que ainda não fez nenhum anúncio público”.
– Então ele adicionou: “Como disse em minha última mensagem, posso garantir que a empresa não vai competir com a Proview”.
A Proview argumenta – e se os e-mails apresentados na Corte Superior da Califórnia forem verdadeiros – que esses argumentos do agente da Apple eram falsos. Eles alegam que isso é todos os tipos de fraude citados no começo do texto.
Nós não sabemos se a corte vai concordar com eles ou não, mas isso com certeza parece estranho. Será que a Apple usou esse tipo de ação outras vezes, que não é incomum no mundo das grandes corporações?
A Apple deu uma declaração sobre o acontecimento: “Nós compramos os direitos da Proview sobre a marca iPad em 10 diferentes países, a vários anos. A Proview se recusa a honrar seu acordo com a Apple na China, e uma corte de Honk Kong já deu favor à Apple. Nosso caso ainda está pendente em Taiwan”. [GizModo]