Veja como os veterinários removeram a língua gigante de um urso resgatado

Por , em 31.10.2017

Nyan htoo é um urso-negro-asiático resgatado com um problema muito incomum: uma língua extremamente inchada que cai da sua boca como um melão gigante.

Incapaz de fechar a mandíbula, o animal de 18 meses simplesmente arrastava o órgão no chão enquanto andava, varrendo germes e acumulando cicatrizes.

A língua gigante – possivelmente resultado de uma doença congênita – dificultava sua alimentação e o urso não conseguia ficar com seu irmão no abrigo animal ThaBawa, em Myanmar.

Entra em cena a veterinária Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, parte da equipe que operou o urso para remover sua língua.

“Era um impedimento real para seu bem-estar”, disse Bacon, que trabalha com ursos há 10 anos. “Ele nunca teve uma língua normal antes, então usá-la é um processo que ele terá que aprender”.

Resgatado

Em 2016, os monges do abrigo resgataram Nyan htoo e seu irmão Kan htoo de traficantes de animais selvagens.

Os filhotes seriam traficados para a China, onde teriam sido vendidos ilegalmente para que suas vesículas biliares fossem colhidas. Os praticantes de medicina tradicional na Ásia usam frequentemente a bile de ursos para tratar tudo, desde câncer até ressaca.

Depois que os monges notaram a língua maciça de Nyan htoo (do tamanho de uma banana na época), eles contataram veterinários locais, incluindo Khyne Ma, que por sua vez procurou Bacon, bem como Caroline Nelson da Animals Asia Foundation, uma fundação sem fins lucrativos.

As cirurgias

Quando a equipe operou Nyan htoo pela primeira vez em 2016, hesitou em amputar todo o órgão, considerando a medida muito drástica. Com quatro meses de idade, o urso era muito pequeno e eles não sabiam como se desenvolveria.

Mas o procedimento não eliminou todo o inchaço, e a condição de Nyan htoo piorou.

Com a ajuda da Romain Pizzi e dos veterinários da Wildlife Surgery International em Myanmar no início deste mês, a equipe optou por realizar outra cirurgia e amputar a língua toda, que pesava em torno de 3 kg.

O procedimento durou quatro horas.

Por que essa língua?

A razão para o crescimento da língua ainda é um mistério.

Bacon diz que uma doença congênita pode ser culpada, mas o irmão de Nyan htoo é completamente normal. Os veterinários também especulam que o urso pode ter elefantíase, um parasita que pode fazer com que os membros do infectado se inchem em tamanhos astronômicos.

A elefantíase é bastante comum entre as pessoas do Sudeste Asiático, mas nunca foi relatada em ursos. Os monges também trataram o par resgatado com antibióticos, o que teria matado qualquer parasita. Amostras da língua foram enviadas para testes.

Enquanto isso, Nyan htoo está se recuperando sob a supervisão de cuidadores em Myanmar e permanecerá no santuário. Ele está brincando com seu irmão e começando a mostrar interesse em novos alimentos. [NatGeo]

Deixe seu comentário!