Veja como vagas para deficientes são protegidas na Rússia

Por , em 19.10.2015

Um dos tipos mais irritantes de pessoas são aquelas que estacionam em espaços de estacionamento reservados para deficientes mesmo sem precisar deste benefício. Foi pensando nestas pessoas que a organização russa Dislife teve uma ideia engenhosa para fazê-las pensar duas vezes.

A sinalização pintada no chão em vagas para deficientes é muito fácil de ignorar, se você estiver disposto a agir feito um idiota. Assim, a Dislife desenvolveu um holograma que surge quando um carro sem uma licença específica tenta estacionar em uma vaga restrita.

O dispositivo funciona por meio de dispersão de uma fina camada de ar saturado com água. A imagem em movimento de uma pessoa em uma cadeira de rodas é então projetada sobre essa camada para criar a percepção de um holograma tridimensional para confrontar o motorista. A imagem em movimento também vem acompanhada de som, que anuncia declarações como “Pare! O que você está fazendo? Eu não sou apenas um sinal no chão”.

A tecnologia já foi implementada em vários centros empresariais e shoppings em Moscou, incluindo o maior centro comercial da Europa, o Aviapark. Os criadores esperam ajudar na batalha em curso para os direitos das pessoas com deficiência na Rússia. [IFLS]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Lucelia:

    Algumas dúvidas: o que fazer para o holograma não surgir? Que licença específica é essa? E se eu tiver um deficiente em meu carro?

    • Cesar Grossmann:

      Assiste o vídeo. Sobre o deficiente no seu carro, o carro não é de deficiente, não tem direito a vaga especial, até onde eu sei.

Deixe seu comentário!