Ícone do site HypeScience

Veja insetos de 300 milhões de anos em 3D

Utilizando tomografia computadorizada, imagens 3D de insetos de 300 milhões de anos foram recriadas por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manchester (Reino Unido).

A pesquisa, publicada no periódico PLOS ONE, usou tomografia computadorizada de alta resolução para fazer com que os pequenos insetos – que não eram mais que buracos em uma pedra – fossem reconstruídos.

Foram feitos 3.000 registros de raio-X de diferentes ângulos, permitindo criar 2.000 “fatias” dos fósseis que, depois de unidas em um programa, revelaram a forma dos animais, permitindo analisar detalhes como o formato da boca.

Os modelos permitiram aos pesquisadores identificar os insetos. Um deles é um ancestral da barata, e o outro, com uma carapaça coberta de espinhos, é de uma espécie nova para a ciência, que não existe atualmente. Os dois pertencem ao mesmo grupo, dos louvadeus, grilos, gafanhotos e pequenas lacraias, e nos dois casos se tratam de exemplos jovens dos insetos, chamados de “ninfas”.

As imagens 3D são detalhadas o suficiente para que os cientistas possam fazer análises do modo de vida, dieta, e biologia dos insetos. Elas permitem saber, por exemplo, que a barata provavelmente se alimentava de restos apodrecidos no chão de florestas.

Os professores Russel Garwood e Philip Whiters acreditam que esta técnica de recriação tomográfica em 3D de insetos pode ajudá-los a descobrir coisas como a maneira como o comportamento dos insetos modernos evoluiu, por exemplo.[Science Daily]

Sair da versão mobile