Ícone do site HypeScience

Assista um vídeo de nanopartículas se formando em nível atômico

Cientistas do Laboratório Ames, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, assistiram rearranjos de átomos em tempo real durante a síntese de nanopartículas intermetálicas, usando o que é chamado de microscópio eletrônico de varredura por transmissão de aberração corrigida.

O que acontece no meio do processo?

Em colaboração com Wenyu Huang, professor do Departamento de Química da Universidade Estadual do Iowa (EUA) e cientista do Laboratório Ames, a equipe examinou nanopartículas feitas de uma liga de platina-estanho.

Essas nanopartículas têm aplicações em conversão de combustível e produção de biocombustíveis com eficiência energética, e são um dos focos do grupo de pesquisa da Huang.

“Na formação desses materiais, falta muita informação no meio que nos é útil para um ajuste ideal das propriedades catalíticas”, explica o pesquisador.

Ao rastrear o movimento dos átomos metálicos de platina e estanho durante a formação das nanopartículas usando microscopia avançada, os cientistas podem observar essas fases intermediárias, com seu próprio conjunto de propriedades catalíticas.

Resultados

“A síntese convencional de materiais concentra-se no início e no final de uma reação, sem muita compreensão do meio do caminho. A observação em nível atômico do processo levou à descoberta da rota de reação”, conta Lin Zhou, cientista do Laboratório Ames. “Uma vez que conhecemos os estados intermediários, podemos controlar a reação para ‘parar’ nesse ponto. Isso abre uma nova maneira de prever e controlar nossa descoberta de novos materiais”.

No vídeo abaixo, você pode conferir a formação das nanopartículas a nível atômico:

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Chem. [Phys]

Sair da versão mobile