Ícone do site HypeScience

Assista um paraquedista quase ser atropelado por um meteorito: vídeo

O estrago poderia ter sido irreparável. Mas, no final, o paraquedista só ficou com uma boa história para contar e um vídeo para mostrar.

E a história é boa mesmo: o paraquedista norueguês quase foi atingido por uma rocha espacial durante um de seus saltos.

Em 2012, Anders Helstrup saltou de um avião com duas câmeras presas ao seu capacete. Ele abriu seu paraquedas enquanto estava caindo, mas sentiu que algo estava estranho. “Eu tive a sensação de que havia alguma coisa, mas eu não consegui registrar o que estava acontecendo”, explicou. Quando ele voltou para rever as imagens que havia captado, percebeu o que era: uma rocha tinha sido arremessada por cima dele.

Perplexo, ele entrou em contato com o Museu de História Natural em Oslo para pedir ajuda dos peritos e confirmar se sua suspeita tinha procedência. E tinha: era um asteroide. “Não poderia ser outra coisa. A forma é típica de meteoritos – a superfície recém-fraturada de um lado, enquanto o outro lado é arredondado”, explicou o geólogo Hans Amundsen.

Resumidamente, ele teve dupla sorte: primeiro por ter estado tão perto de um meteorito, enquanto ainda estava caindo, e segundo por não ter sido atingido.[Time]

Atualização

O astrônomo Phil Plait foi um dos que mais intensamente analisou o vídeo, e conversou com outros especialistas. A princípio ele rejeitou a ideia, mas quando escreveu o primeiro artigo sobre o assunto em seu blog, Bad Astronomy, estava convencido que se tratava de uma possibilidade real.

Mas com o passar do tempo, e com novas conversas com outros astrônomos, e até mesmo paraquedistas, ele chegou à conclusão que se trata apenas de uma pedra terrestre comum, que deve ter sido arremessada pelo paraquedas ao abrir. Segundo outros paraquedistas, é comum detritos de todo tipo estarem no meio do velame.

Não foi uma fraude, não foi uma brincadeira de mau-gosto, e a possibilidade de ser um meteoro era (e é real), mas com todas as análises que ele fez, chegou à conclusão que realmente é uma pedra. Pena. [Bad Astronomy]

Sair da versão mobile